Devocional Diário

“E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava”.  João 5:6-9

VOCÊ ESTÁ PRESO?

A lenda diz que a primeira pessoa a entrar no tanque, depois que a água se agita, será curado. Então, esse tanque atraía os mais desesperados, com muita luta por um lugar à beira da água, olhando, aguardando, esperando. Em um lugar com muita necessidade, um homem chamou a atenção de Jesus. Paralítico há 38 anos, esse homem esperava diariamente perto do tanque, esperando por um milagre.

“Queres ficar são”? Jesus perguntou ao homem. A pergunta parecia estranha e a resposta parecia óbvia. Mas Jesus conhecia a natureza humana. Por 38 anos, as pessoas tinham trazido ele para o tanque. Ele se tornou dependente dos outros. Ser curado significava assumir responsabilidades por si próprio. O homem se tornou defensivo. “Não é minha culpa, ninguém está aqui para me ajudar e me colocar na água”, ele explicou. Ele estava frustrado, provavelmente se sentindo preso. Mas, ao se fazer de vítima e culpar os outros pela sua circunstância, ele quase perdeu a oferta de mudança de vida de Jesus: a cura.

Todos nós não podemos nos identificar com isso? Quando as coisas estão difíceis, nos sentimos presos. Não é fácil se sentir deprimido, desistir e ceder ao que vida tem te entregado? Talvez nós nos decepcionamos várias vezes, e aceitar as circunstâncias atuais pareça ser menos doloroso do que ter a esperança perdida. Talvez a situação seja mesmo injusta ou fora do seu controle. Uma doença, uma demissão repentina, uma confiança quebrada. Você é a vítima. Às vezes parece ser mais seguro ficar onde você está, continuar preso.

Então, o que Jesus pede para nós fazermos quando nos sentimos presos na vida? “Levanta-te, toma o teu leito e anda”.

  1. “Levanta-te” – Acreditar em Jesus Cristo, em Suas promessas, na Sua verdade.
  2. “Toma o teu leito” – Assumir a responsabilidade por si mesmo.
  3. “Anda” – Ter a fé de se afastar do seu antigo eu enquanto você caminha com Jesus.

Não importa as circunstâncias da vida, Jesus oferece uma saída: uma esperança e uma salvação eterna que supera qualquer doença, obstáculo e decepção que a vida tem a oferecer. Não espere perto do tanque na esperança de um milagre. Procure Àquele que faz os milagres.

 

Imprimir