Devocional Diário

“Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.”’ – João 21:17 

RECONCILIAÇÃO E A CONVERSA ORIGINAL – “VEM PRA JESUS” 

Muitos de nós estamos familiarizados com a expressão: “conversa Vem pra Jesus”. Pensamos nisso como uma última chance. Pode ser uma conversa dura de amor entre um treinador e um atleta, ou um chefe e um membro da equipe que não está atendendo às expectativas. Talvez você já tenha tido esse tipo de conversa.  

Você sabia que houve uma conversa ORIGINAL “vem pra Jesus”? Ela realmente aconteceu entre Jesus e Pedro depois que Jesus ressuscitou dos mortos. De fato, foi apenas a terceira aparição de Jesus após a cruz e aconteceu cedo pela manhã durante o café da manhã com Pedro. Eu gosto de pensar que, quando Jesus iniciou esse conhecido bate-papo com Pedro (João 21: 15-19), Jesus o puxou de lado e perguntou três vezes: “Você me ama?”  

Imagine: você está cara a cara com seu mentor, seu líder, a pessoa que você ama e deseja honrar depois de decepcioná-la completamente. O pior é que ele ou ela sabe exatamente o que você fez. Este foi o caso de Pedro.  

No dia da crucificação de Cristo os discípulos estavam em pânico. Se Jesus pode ser preso e condenado, certamente seus seguidores mais próximos seriam os próximos. Então, quando perguntado se ele fazia parte do grupo de Jesus – Pedro disse que não. Não apenas uma vez, mas três vezes Pedro negou conhecer e se associar a Jesus. Imagine a vergonha e a culpa que Pedro carregava enquanto tomava o café da manhã com o agora ressuscitado Salvador. Tudo o que Jesus previu – que Pedro o negaria três vezes – se tornou realidade. E agora, Jesus estava perguntando a ele várias vezes (três vezes seguidas): “Você me ama?” 

Ao perguntar a Pedro três vezes se o amava, Pedro foi lembrado de como ele pecou (três vezes). Esse reconhecimento de como ele falhou foi uma parte importante da reconciliação. Em segundo lugar, as perguntas de Jesus ofereceram a Pedro a chance de reafirmar seu amor e compromisso com o Senhor. Ao Pedro confirmar seu amor por Jesus, vemos como Jesus foi reconciliado com Pedro. Cada vez que Pedro disse que amava Jesus, Jesus mostrou que ainda acreditava em Pedro como Seu líder escolhido da igreja – dizendo: “Apascente minhas ovelhas.” 

O cristianismo é um relacionamento. É um relacionamento com Jesus. Nesta conversa original “vem pra Jesus” com Pedro, vemos como Jesus se importou o suficiente para perseguir e resgatar Pedro depois que ele negou totalmente a Jesus. Aqui está a boa notícia: assim como Jesus buscou ter um relacionamento reconciliado com Pedro na conversa original “vem pra Jesus”, ele busca um relacionamento reconciliado conosco. Sempre!  

 

Imprimir