Devocional Diário

‘Ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão”. Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar.” – João 21:6-7 

LEMBRE-SE DE SUAS RAÍZES 

Pedro entregou sua vida a Jesus quando Jesus realizou um milagre em seu próprio barco. Pedro estava pescando sem sucesso a noite toda, quando Jesus apareceu. Pedindo para usar o barco de Pedro como um púlpito flutuante, Jesus ensinou a multidão que havia se reunido ao longo da costa. Quando terminou, Jesus pediu a Pedro que lançasse as redes. Agora, entre ele e Jesus, Pedro era o pescador profissional, e esse não era o momento ou a maneira certa para fazer isso. Mas Pedro fez uma concessão por respeito ao “pregador.”  

E, obviamente, eles puxaram tantos peixes que suas redes começaram a rasgar! Mesmo a ajuda de um barco próximo não conseguiria trazer aquele carregamento tão grande. Esse milagre foi o momento em que Pedro reconheceu que Jesus era diferente. Pedro viu como ele era indigno, imperfeito e pecaminoso diante do Senhor Jesus. Mas Jesus, com todo Seu amor e misericórdia, estendeu a mão para Pedro dizendo: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens.” A partir desse momento Pedro deixou tudo e seguiu Jesus. (Lucas 5: 1-11)  

Avançando rapidamente, passados três anos Pedro já havia visto de tudo: de curas milagrosas, ensinamentos provocativos e popularidade maciça a ódio generalizado que acabaria por levar Jesus à morte de cruz. E no exato momento em que tudo parecia perdido, Jesus apareceu diante de Pedro e dos outros discípulos – completamente ressuscitado dos mortos.  

Sem dúvida, ainda processando tudo o que aconteceu, novamente encontramos Pedro e seis outros discípulos de volta à água após mais uma viagem de pesca sem sucesso. De repente, alguém grita da costa: “Amigos, você não tem nenhum peixe?” Não, desta vez não. O homem diz para eles lançarem as redes mais uma vez do lado direito do barco. Ao fazer isso, os discípulos tiveram dificuldade para puxar a rede por causa da grande pesca – 153 grandes peixes! 

Foi quando as coisas começaram a fazer sentido. João foi o primeiro a reconhecer Jesus por quem Ele era: o Senhor ressuscitado. Imediatamente, Pedro pulou na água e nadou até a praia. Você pode ter certeza de que Pedro relembrou o primeiro milagre da pesca quando deixou tudo para seguir Jesus. Jesus estava prestes a lembrar a Pedro esse chamado original para se tornar um pescador de homens. Isso não é típico de Jesus, fazer-nos lembrar de nosso chamado – especialmente quando a vida é incerta e o próximo passo não está claro?  

Você precisa ser lembrado do chamado de Deus para a sua vida? Talvez você esteja passando por uma temporada confusa ou difícil, e o caminho a seguir parece tudo, menos claro. Pense em quando você deu sua vida pela primeira vez a Cristo. Deus não mudou. Ele não esqueceu. E você?  

 

Imprimir