QUEM É O “DEUS DA CONSOLAÇÃO?”

5 de setembro de 2020

 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” – Mateus 11:28-29

Descanso, segurança, conforto – isso não parece bom? Quando a vida é difícil, injusta ou simplesmente cruel, todos nós não desejamos fugir para um lugar seguro? É um desejo de escapar de todas as pressões e apenas ser confortado – mesmo que apenas por um momento. Isso me lembra sobre ser criança. Havia algo em correr para os braços de um pai que fazia a vida parecer segura, como se tudo estivesse indo bem.

Agora eu sei que nem todos tinham pais com quem podiam contar quando a vida ficava difícil, mas o convite de Jesus é vir e colocar nossos fardos, nossa exaustão e nosso esforço aos Seus pés. Jesus convida todos nós, independentemente de nossa origem ou passado, a encontrar conforto e segurança Nele.

O Profeta Isaías pinta uma bela figura de Deus que nos conforta em tempos difíceis: a imagem é de uma mãe cuidando de seu filho (Isaías 66: 12-13). Um bebê encontra conforto, segurança, proteção – até força nos braços de sua mãe. Agora, homens, eu sei que isso pode ser mais para você se identificar, porque podemos ficar sem jeito ao aproximarmos de um recém-nascido! Pense no que acontece quando um bebê começa a chorar. Nós imediatamente o devolvemos para a mãe; ela sabe o que fazer – certo?

Com toda a seriedade – a palavra de Deus está nos mostrando um nível de cuidado e atenção pessoal que é exatamente o que nossos corações desejam durante um momento desafiador. Da mesma maneira que uma mãe sabe como consolar seu filho de uma forma muito pessoal e única, Deus deseja cuidar de nós durante períodos de insegurança, medo e dor.

Você conhece esse Deus de consolação que Isaías e Mateus descrevem? Ele está pronto e esperando para oferecer verdadeira paz, segurança e conforto se você apenas olhar para ele. Porque não importa o que você esteja enfrentando, você não está sozinho. Deus é maior. Permita que o Deus da consolação o conforte.

 

Adaptado de um sermão de George Wright, Pastor Sênior da Igreja Batista Shandon, Carolina do Sul