Devocional Diário

“Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos.” Êxodo 1: 17

QUANDO ASSUMIR A FÉ EXIGE UM PASSO DE FÉ

Foi uma decisão poderosa feita em um contexto de medo. O faraó do Egito se sentiu ameaçado pelo crescente número de escravos hebreus e decidiu que um ataque preventivo era necessário. Então, ele ordenou às parteiras hebréias que realizassem um controle populacional – a morte de todos os bebês recém-nascidos.

Imagine ser uma daquelas parteiras. Como escravas, seu povo já havia sido abusado e maltratado pelas mãos dos egípcios. Elas não tinham nenhum poder e o homem mais poderoso da face da Terra estava lhes ordenando que matassem as crianças inocentes de seu próprio povo. O que você faria sabendo que sua própria vida estava em jogo? Corajosamente, as parteiras resistiram ao faraó dizendo que as mulheres hebréias simplesmente davam à luz muito rapidamente. Elas não conseguiam chegar lá a tempo e, portanto, os bebês do sexo masculino viviam. Bem, você pode imaginar como o Faraó ficou furioso ao ouvir essa desculpa furada. E, no entanto, mesmo arriscando suas próprias vidas, as parteiras optaram por obedecer a Deus e não ao faraó.

A postura corajosa das parteiras contra a ordem do Faraó é um exemplo clássico de quando e como praticar a desobediência civil. Sim, o apóstolo Paulo em Romanos capítulo 13 claramente chama o cristão a obedecer ao governo e às leis da terra. Então, quando, se é que é possível, podemos desobedecer? Quando o governo começa a nos forçar para quebrar a lei de Deus – é quando devemos fazer uma escolha: obedecer à autoridade governante atual ou obedecer a Deus. As parteiras escolheram Deus. Com suas vidas em risco, elas se se posicionaram a favor do que sabiam que era certo e Deus as abençoou.

Talvez a situação que você esteja enfrentando não seja de vida ou morte. Talvez você esteja enfrentando uma pressão relacional ou profissional para tomar um atalho, para distorcer as regras ou fechar os olhos para algo que você sabe que está errado. Da próxima vez que você for forçado a escolher entre a pressão do mundo e o que é certo, lembre-se da fé corajosa das parteiras. Escolha obedecer a Deus.

Imprimir