Devocional Diário

“Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus.  Ouviu Deus o lamento deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó. Deus olhou para os israelitas e viu a situação deles.”

Êxodo 2:23-25

MOISÈS – UMA FIGURA DE CRISTO

Você sabia que existem prenúncios ou figuras de Jesus por todo o Antigo Testamento? O Antigo Testamento, também conhecido como a Lei e os Profetas, conta a história da perseguição implacável e redentora de Deus por Seu povo, para preparar o caminho para um Salvador – um Salvador chamado Jesus Cristo. Tome a história de Moisés. Se você cresceu na igreja, então provavelmente você associe o nome Moisés com o homem que Deus usou para salvar o povo hebreu da escravidão no Egito. Mas há muito mais na história. Na verdade, a vida de Moisés tem muitos paralelos com a de Cristo.

  1. Uma Criança com um Destino

Tanto Moisés quanto Jesus nasceram durante períodos de perseguição. Moisés nasceu durante o decreto de Faraó para que todos os meninos hebreus fossem jogados no Nilo em uma tentativa preventiva de sufocar o crescimento do povo hebreu e manter a opressão (Êxodo 1).

Da mesma forma, quando o rei Herodes descobriu que o profetizado “Rei dos Judeus” havia nascido, ele ordenou a matança de todos os meninos judeus em Belém (Mateus 2). Ambos os atos de violência provinham de um contexto de medo quando o governante sentiu que seu poder estava sendo ameaçado. E, no entanto, a soberania de Deus prevaleceu quando Moisés e Jesus foram poupados.

  1. Libertação para os Cativos

Após gerações no Egito, Deus chamou Moisés para liderar o povo hebreu para fora da escravidão em direção a tão esperada terra prometida. Jesus, no entanto, mais tarde libertou não apenas um grupo de pessoas, mas TODA a humanidade de sua escravidão do pecado. Através da morte de Jesus na cruz e Sua ressurreição, TODOS podem agora ter liberdade do pecado e ter acesso à terra prometida, na eternidade celeste. Como? Se você optar por aceitá-lo, através da fé em Jesus Cristo. Os filhos de Israel tinham que crer que Moisés havia sido enviado por Deus para libertá-los. Os filhos de Deus têm que crer que Jesus foi enviado por Deus para libertar sua nação da escravidão ao pecado.

Vemos na vida de Moisés a figura do que Deus faria através do Soberano e Salvador filho de Deus, Jesus Cristo. A vida de Jesus transformaria não apenas a história de uma nação – mas de todas as pessoas no mundo que escolherem confiar Nele.

Imprimir