Devocional Diário

"Quanto a você, filho do homem, seus compatriotas estão conversando sobre você junto aos muros e às portas das casas, dizendo uns aos outros: ‘Venham ouvir a mensagem que veio da parte do Senhor". Ezequiel 33:30

QUANDO A HISTÓRIA SE REPETE

A História é algo interessante. Nós a estudamos na escola e a comemoramos em feriados nacionais, mas aprendemos com ela? O Antigo Testamento é cheio de história, mas não a ignore. Por trás da história, dos costumes estrangeiros e das árvores genealógicas complexas; há muito o que aprender, especialmente sobre o que não devemos fazer!

Primeiro, vamos preparar uma cena: quando o Rei Nabucodonosor da Babilônia (Iraque, nos dias de hoje) atacou Jerusalém pela primeira vez, ele prendeu muitos judeus. Quando os anos foram passando, ele finalmente destruiu a cidade de Jerusalém, devastando Israel. O futuro deles parecia desolador. Foi quando o profeta Ezequiel apareceu com uma mensagem de Deus, explicando o que iria acontecer. Então, o que houve de errado?

  1. Olhando para outro lugar: Os israelitas tinham perdido a visão de Deus. Eles começaram a priorizar outras coisas. Parece familiar? E o seu trabalho, o seu cônjuge, os seus filhos, a sua carreira ou as suas finanças? Essas coisas não são erradas, ATÉ QUE elas começam a substituir Deus em nossas vidas, tornando-se os nossos ídolos. E em relação aos hábitos pecaminosos e secretos que você acha que consegue esconder? Tudo isso é olhar para outro lugar.
  2. Uma comunidade de Violência: Manchetes recentes de jornais revelam quantas semelhanças o mundo de hoje tem com Israel antigamente. Quando nós discutimos, justificamos e machucamos uns aos outros com armas em nossas casas e nas ruas, vemos um paralelo com Israel antigo.
  3. Nenhum desejo de mudança: Os israelitas estavam contentes com os seus pecados. Eles ouviram Ezequiel e até concordaram com muito do que ele disse, mas a vida deles não mudou. Eles continuaram a aceitar e justificar as coisas erradas que eles estavam fazendo, do adultério a negócios desonestos e muito mais.

A raiz de todos esses problemas era o orgulho. Do Israel antigo até os dias de hoje, o perigo do orgulho acontece quando ele começa a substituir a nossa confiança em Deus com uma falsa sensação de segurança autossuficiente. Isso pode levar a vários problemas: de relacionamentos, profissionais, e dentro da nossa cultura como um todo.

Você está sofrendo com o orgulho? Que mudanças você precisa fazer? Não será fácil, mas é possível aprender com o passado e fazer com que a história não se repita em nossa vida!

Imprimir