Evangelho do dia

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo.’” Mateus 23:13

OBJEÇÕES AO CRISTIANISMO: O OBSTÁCULO DA HIPOCRISIA

Já tive várias conversas sobre o Evangelho na minha vida. A objeção #1 ao cristianismo é mais ou menos esta: “A igreja e o cristianismo estão cheios de hipócritas. Eu não quero nada com este grupo de impostores.” Eu chamo isso de Obstáculo da Hipocrisia. Talvez você mesmo já o tenha ouvido. O termo “hipócrita” foi originalmente usado no grego antigo para se referir a atores que usavam máscaras. As máscaras os faziam parecer com alguém que não eram – portanto, atores. Com o passar do tempo esta palavra passou a descrever pessoas que aparentavam ser algo ou alguém que não eram: um falso, uma fraude, um charlatão. Infelizmente, hoje o termo hipócritaé frequentemente direcionado aos cristãos.

Jesus estava bem ciente dos hipócritas. Em seu tempo as pessoas mais falsas eram os fariseus. Estes eram os “líderes religiosos” que estavam tão preocupados em seguir as “regras” religiosas, que perderam a essência de Deus e a transformação de vidas que só Jesus pode realizar – mudança a partir de dentro. Então, como respondemos à objeção do Obstáculo da Hipocrisia?

Em primeiro lugar, não fique na defensiva. Todo seguidor de Jesus é falho. Portanto, todas as igrejas estão cheias de pessoas imperfeitas que nem sempre vivem da forma como sabem que deveriam – incluindo eu mesmo. Nós nem sempre praticamos o que pregamos. Ainda assim, não consigo pensar em um lugar melhor para um bando de hipócritas do que a igreja, porque a igreja não é um cruzeiro para santos, mas um hospital para pecadores.

Em Segundo lugar, peçam para que eles olhem para Jesus ao invés de olhar para a falha dos Seus seguidores. Enquanto você e eu sempre desapontaremos uns aos outros, Jesus nunca o fará. Jesus nos ama – nosso ser falho, quebrado e hipócrita. Então, da próxima vez que alguém trouxer a desculpa do obstáculo da hipocrisia, aponte para Jesus quando eles apontarem para nossas falhas. Peça que O considerem, que leiam sobre Sua vida nos Evangelhos e vejam o que eles acham. Eu realmente creio que eles irão gostar Dele (não haverá nenhuma falsidade em Jesus). E alguns até irão decidir segui-Lo.

Imprimir