Devocional Diário

“Então Jesus lhes contou esta parábola: “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.’” Lucas 15:3-7               

ACHADO & PERDIDO

Me lembro do ano em que minha tia e meu tio levaram seus quatro filhos de férias para a cidade de Nova Iorque. Um dia, enquanto saíam do metrô, deram a volta e viram seu filho mais novo com os olhos arregalados, olhando para eles de dentro do metrô com as portas fechadas. Meu tio correu freneticamente ao lado do vagão do metrô, batendo nas portas conforme ele partia. Três de seus quatro filhos estavam bem, mas foi aquele filho potencialmente perdido que consumiu toda sua atenção.

Jesus está sempre preocupado com o indivíduo perdido. Isso não significa que Ele ame menos aos outros, mas Ele sai de sua rota para buscar o perdido, o quebrantado e o marginalizado. Em Lucas 5:30-32 os fariseus perguntam escancaradamente a Jesus por que Ele gastava tanto tempo com aqueles que eles consideravam ser “pecadores”. Jesus respondeu de forma simples: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” Para enfatizar seu ponto, Ele contou uma parábola.

Quando um pastor nota que uma única ovelha está faltando ele deixa para trás o restante do rebanho para buscar aquela que se perdeu. Uma vez achada, o pastor chama todos os seus vizinhos para se reunirem e celebrarem o retorno daquela ovelha solitária e perdida. Muitas vezes Jesus é apresentado nas Escrituras como o Bom Pastor, e seus seguidores como ovelhas. A analogia é que, como todo bom pastor, Jesus ama, cuida e protege TODAS as Suas ovelhas; mas Ele tem uma preocupação especial com aquelas ovelhas que estão perdidas. E quando uma única destas ovelhas perdidas é encontrada, o céu inteiro celebra (Lucas 15:7).

Você se distancioude Deus? Se o fez, provavelmente tem várias razões para manter sua distância, mas o coração de Jesus é por você – não contra você. Como um pai que perdeu seu filho, Jesus é consumido pelo pensamento em você. Ele não irá desistir de você, Ele não irá parar de buscar por você – não importa o quão longe você tenha ido. Que tal buscar por Ele hoje? Você não se desapontará.

Imprimir