Devocional Diário

 “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: “Violência!” sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida.” – Habacuque 1:2-4

O QUE FAZER COM AS QUESTÕES SOBRE A FÉ? 

Como poderia um Deus amoroso permitir tanto mal e sofrimento no mundo? Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? Existem tantas perguntas que têm potencial para abalar nossa fé. E para muitos, estas simples perguntas são a razão pela qual se afastam completamente de Deus. Então, o que fazemos com essas perguntas milenares?

Bem, você pode ficar surpreso ao saber que o profeta do Velho Testamento, Habacuque, passou por uma temporada de luta com perguntas semelhantes. Veja bem, Habacuque estava farto de todo o mal e corrupção que estava acontecendo entre o próprio povo de Deus.

Agora, se alguém deveria saber melhor, deveria ser o povo escolhido de Deus. Esta foi a mesma nação que testemunhou em primeira mão, milagre após milagre, quando Deus os tirou do cativeiro egípcio e, eventualmente, para a terra prometida. E, no entanto, ali estava Habacuque, gritando de frustração pelo fato de as coisas terem se desviado tanto. Por que Deus permitiria toda essa imoralidade e pecado? Deus não estava prestando atenção? Por que ele não estava fazendo nada? Por que ele não estava respondendo? Você se identifica com esta situação?

Em Habacuque 1: 5, Deus responde. Veja bem, Deus estava prestando atenção. De fato, Deus estava prestes a desencadear eventos que seriam registrados na história, pois a nação mais poderosa do dia acabaria por conquistar a nação de Judá. Essa não era exatamente a resposta que Habacuque tinha em mente e ele continua a derramar seu coração diante de Deus em oração – veja Habacuque, capítulo 2.

Agora, o que eu espero que você esteja vendo sobre Habacuque é isso:

  1. Ele era um home de ORAÇÃO. Isso significava que ele orava regularmente e honestamente.
  2. Ele apresentou suas dúvidas PARA Deus. Absolutamente nada estava fora dos limites quando se tratava de conversar com Deus – incluindo suas grandes perguntas sobre a bondade de Deus e o mal da humanidade.

Nós também podemos aprender com o exemplo de Habacuque de como lidar com essas grandes questões da vida com as quais todos lutamos às vezes. Como? Trazendo-as a Deus: perguntas, medos, dúvidas, frustrações … tudo. Seja honesto. Porque quando levantamos essas dúvidas e perguntas para Deus, damos a Deus a oportunidade de nos ajudar a trabalhar com elas, em vez de permitir que nossas dúvidas nos afastem de Deus. Afinal, a fé tem tudo a ver com um relacionamento com Deus. Como podemos obter respostas se não formos a Deus primeiro?

Quais perguntas você precisa trazer a Deus?

Imprimir