Devocional Diário

“O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam” – Naum 1:7

BUSCANDO REFÚGIO, ENCONTRANDO A DEUS 

Imagine um filme de ação moderno. O herói sempre se encontra em algum tipo de perseguição de vida ou morte – correndo freneticamente do inimigo. (Por que eles estão sempre em número tão menor?) A adrenalina aumenta conforme assistimos nosso herói escapar por pouco, todas as vezes, até finalmente entrar em colapso, são e salvo em uma casa segura – ou refúgio – por mais temporário que seja.

Nossas vidas podem não refletir a de um herói de ação, mas todos podemos nos relacionar com a sensação de que os muros de nossas vidas estão desmoronando. Talvez sejam as decisões financeiras e as dívidas que você não consegue superar. Talvez seja um ambiente de trabalho tóxico, onde a pressão e o estresse estão começando a transbordar para outras áreas da sua vida. Talvez seja uma crise de saúde avassaladora que trouxe incertezas e fez com que sua vida, que até aqui estava muito boa, subitamente saísse do controle. Seja qual for a sua situação, não seria bom fugir e escapar de tudo isso por um tempo?

Bem, o povo antigo de Israel certamente poderia se identificar com isso. Eles estavam enfrentando ameaças após ameaças, particularmente dos assírios (Iraque moderno), quando o profeta Naum apareceu com algumas palavras de consolo de Deus: “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam” (Naum 1:7).

Uma fortaleza ou refúgio (conforme definido pelo dicionário de Oxford) é “um lugar que foi fortificado para protegê-lo contra-ataques”. É esse local de fuga das linhas de frente da batalha. É um lugar onde você pode descansar e encontrar refrigério no meio de uma tempestade. É um lugar onde você pode baixar a guarda. É assim que Naum descreve Deus aos israelitas temerosos conforme as ameaças dos assírios aumentavam. Agora, a situação com os assírios não se transformou da noite para o dia. De fato, levaria quase 200 anos para os assírios enfrentarem o julgamento final de Deus por suas ações ao longo da história, mas Deus queria lembrar os israelitas que Ele permanece no controle. Deus os estava chamando para confiar nEle.

Onde em sua vida você está lutando para manter seu mundo de pé? Você está cansado e com medo do que vem a seguir? Receba conforto nas palavras de Naum. Se você está procurando abrigo contra as tempestades da vida, recorra a Deus. Deixe que Ele seja seu refúgio quando a vida parecer demais. Permita que Ele assuma a direção e descanse no fato de que Deus está no controle – mesmo quando as tempestades da vida aumentam dentro de nós – e ao nosso redor.

 

Imprimir