Devocional Diário

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” – Romanos 12:2

CINCO “AFLIÇÕES” DOS DIAS MODERNOS 

Ambição egoísta. Ganância. Violência. Depravação. Idolatria. Essas são palavras bastante fortes, ou “aflições”, como costumam ser citadas nas Escrituras. Ainda assim, elas poderiam descrever muito facilmente a cultura moderna. Bem, algumas coisas não mudam, porque Deus descreveu a antiga nação da Babilônia nesses mesmos termos para o profeta Habacuque.

  1. Ambição egoísta(Habacuque 2:4-5): Uma sociedade tão focada na riqueza e no status que os fundamentos são cortados e os relacionamentos desmoronam. De influenciadores de mídia social a executivos de alto escalão, a busca pelo “sonho americano” de riqueza e sucesso levou muitas pessoas a tomar atalhos e até sacrificar outras pessoas em sua ascensão ao topo.
  2. Ganância(Habacuque 2:9-11): A Bíblia usa a palavra cobiça para descrever um nível de inveja e ciúme tão grande que leva ao ressentimento para com os outros. Deus levou o pecado de cobiça tão a sério que ele o integrou aos dez mandamentos.
  3. Violência(Habacuque 2:12-14):  A Babilônia era uma das nações mais violentas e poderosas da época. Nos EUA certamente não faltam violência.
  4. Depravação(Habacuque 2:15-17): Depravação não é uma palavra comum hoje. Refere-se a uma excessiva indulgência por prazer. Para a Babilônia, era embriaguez. Hoje, poderia descrever nossa cultura de liberdade sexual, dependência de drogas ou a crise de opioides que está prejudicando grande parte da nação.
  5. Idolatria(Habacuque 2: 18-20): Agora, nos dias de Babilônia, isso geralmente se traduzia em um ídolo físico feito de metais preciosos, joias ou madeira que seria adorado como um deus. No entanto, na cultura moderna de hoje, idolatria se refere a qualquer coisa que colocamos acima de Deus. Isso pode ser um relacionamento, carreira, finanças, um hobby… você preenche o espaço em branco.

Deus poderia estar falando sobre os babilônios nesta conversa com Habacuque, mas poderia descrever com facilidade a sociedade de hoje. Peça a Deus para identificar quais “problemas atuais” podem estar aparecendo em sua vida. Com a ajuda de Deus, você pode resolver até a menor raiz desses pecados antes que eles se transformem em problemas cada vez maiores. Você ficará feliz por ter feito isso!

 

Imprimir