Devocional Diário

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” 1 Pedro 4:10

O QUE É UM DOM ESPIRITUAL? EU TENHO UM?

O que é um dom espiritual? Todo mundo tem um? A Bíblia ensina que estes “dons” são sobrenaturais, habilidades dadas por Deus que cada seguidor de Jesus possui com o propósito de edificar e encorajar o corpo de Cristo. A palavra original no grego para dom espiritualé a palavra charisma. Você pode pensar imediatamente em uma “igreja carismática”,  que geralmente se refere a uma igreja que se concentra em dons espirituais miraculosos. No entanto, de acordo com a definição bíblica de dons espirituais, todo cristão é carismático, porque todo seguidor de Jesus tem pelo menos um dom espiritual. Se você NÃO tem um dom espiritual, isso significa que você não é um seguidor de Jesus. Entretanto, há muitos cristãos que podem ter um dom que está dormente ou subutilizado.

Então, o que É exatamente um dom espiritual? Não é um talento. Os talentos referem-se a várias aptidões dadas por Deus e habilidades que cada pessoa possui, quer elas sejam cristãs ou não. Uma habilidade musical é um talento maravilhoso que pode ser usado para a glória de Deus, mas não é um dom espiritual. Os dons espirituais também não são traços característicos do fruto do espírito, coisas como amor, alegria, paz, paciência, bondade, etc.

Pedro divide os dons espirituais em dois campos: dons de fala e dons de serviço. Os dons de fala incluem o dom missionário, pregação e ensino, ou profecia. Em Efésios capítulo 4 estes dons são subdivididos em dons de evangelismo, encorajamento, discernimento, sabedoria, liderança e falar em línguas. Dons de serviço consistem em dom da fé, administração, generosidade, cura, milagres, hospitalidade, misericórdia, ajuda e serviço.

Se você está se perguntando sobre seu próprio dom espiritual, peça a Deus para começar a revelá-lo hoje a você. (Há várias pesquisas de dons espirituais que pode ajudá-lo a descobrir seu dom.) Se você ignorou ou esqueceu seu dom espiritual específico, peça a Deus que lhe mostre como usá-lo novamente para Sua glória. Se você nunca entregou sua vida a Cristo pela fé, agora é o momento de fazê-lo. Deus quer nos ajudar a caminhar em abundância de vida e com propósito ao descobrirmos e usarmos nossos dons espirituais no ministério.

Imprimir