Devocional Diário

“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.” Daniel 1: 8

COMO É UMA FÉ CORAJOSA?

Humildade diante da rejeição e desacordo – isso é realmente possível? Na cultura contemporânea atual, onde os cristãos que acreditam na Bíblia estão se tornando a minoria, é muito fácil reagir com raiva ou desrespeito aos que menosprezam ou rejeitam nossa fé. O problema com esta atitude é que, quando os cristãos respondem com raiva, eles tendem a fazer mais mal do que bem à causa de Cristo. Por quê? Porque esta atitude muitas vezes demonstra zero respeito aos outros – especialmente àqueles em autoridade – os quais têm uma mentalidade cultural diferente.

Agora, não me interprete mal, mostrar humildade e respeito para com os líderes que possuem crenças diferentes NÃO significa concordar e aceitar o status quo. Dê uma olhada para Daniel, um cativo sendo educado na corte do rei da Babilônia. Quando confrontado com a decisão de misturar-se e ignorar o ensino de Deus quanto à dieta para o povo de Israel (veja Levíticos 11 & Deuteronômio 14) ou resistir ao rei, Daniel escolheu a última opção.

Ainda assim, como ele resistiu à autoridade da época? Ele pediu permissão. Realmente exige humildade para demonstrar respeito a este funcionário de um governo estrangeiro. Ele poderiater se aproximado dele com arrogância e auto-justiça, dizendo: “Isso é o que Deus me chamou para fazer. Não me importo com o que você diz, não irei obedecer!”. Daniel não iria comprometer sua consciência, mas ao pedir permissão, Daniel demonstrou tremenda humildade e respeito à autoridade da época.

Na cultura cada vez mais secular de hoje, como você pode posicionar-se corajosamente por sua fé enquanto respeita a liderança no seu trabalho, governo ou universidade? Peça a Deus pela humildade de Daniel, sua coragem e sabedoria, para saber como defender sua fé de forma que mantenha respeito. Isso pode acabar abrindo uma porta para compartilhar de sua fé com alguém que nunca tenha ouvido antes.

Imprimir