Devocional Diário

Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu. - Atos 16:14-15

O PRIMEIRO CRISTÃO NA EUROPA FOI…UMA MULHER!

Nos tempos bíblicos, as mulheres não eram tidas com muita alta estima pelos homens e não tinham muito a falar sobre qualquer coisa que se passava fora do lar. Por causa disso, Eu tenho certeza que a última coisa que alguém esperaria naquela sociedade patriarcal do primeiro século com dominância masculina era que nos planos de Deus, o primeiro convertido na Europa fosse uma mulher!

Quando Paulo (do Novo Testamento) estava em suas muitas viagens missionárias e chegava em seu destino, ele normalmente iria direto para a sinagoga local. Porém, para formar uma sinagoga, tinha-se que ter pelo menos 10 chefes de família na cidade. Filipos não tinha muitos judeus, por isso não havia nenhuma sinagoga! Bem, isso poderia ter sido um revés, mas Paulo ouviu sobre um grupo de mulheres tementes a Deus que estavam tendo uma reunião de oração pelo rio e foi encontrá-las. Não temos certeza quem mais fazia parte desse grupo de mulheres, mas sabemos que uma delas se chamava Lídia. Ela era uma mulher de negócios muito bem sucedida de Tiatira – a maior fabricante para a distribuição de tecido roxo. Tecido roxo só era usado pela realeza e por aristocratas ricos, então sabemos que Lídia era uma mulher rica e andava com a elite. Ela era a Coco Chanel daqueles dias.

As Escrituras não nos conta exatamente como Paulo abordou essas mulheres, nem o que ele disse à elas. Mas sabemos que o coração de Lídia estava aberto para acreditar que Jesus era o Messias que ela estava esperando. Ela respondeu em fé, juntamente com todas de sua casa. Daquela casa de Lídia veio a fundação da primeira igreja no continente Europeu!

Uau. Ninguém tem elevado o status das mulheres como Jesus. Nenhuma religião tem elevado o status das mulheres como o Cristianismo. A escolha de Deus de Lídia como o primeiro Cristão da Europa é um lembrete disso.

Imprimir