Devocional Diário

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.  Efésios 4:26

NÃO SE PONHA O SOL SOBRE VOSSA IRA

Esse é um versículo que eu compartilho com casais jovens antes do casamento. Não se ponha o sol sobre vossa ira, porque o maligno terá um pé na sua vida (minha paráfrase). Diferenças existem em qualquer relação, pense nos conflitos entre amigos, família e até colegas. Todos seremos tentados a perder a calma e ficarmos com raiva, mas precisamos lidar com a situação na hora. Não a deixe cozinhar e prolongar, fazendo com que o problema cresça ainda mais. Não se ponha o sol sobre a vossa ira, lide com ela.

  1. Não perca a calma. Perder a calma, além de ser pecado, é destrutivo para nós e para os outros.
  2. Ação versus Reação. Aja de forma positiva. Tenha controle de si mesmo, é muito importante.
  3. Confronte quando necessário. Não de forma má, mas firme, quando alguém sai da linha.

Se você errou com alguém de um jeito ou de outro, confesse o seu pecado primeiro a Deus e, então, àquela pessoa. Peça perdão e siga em frente. Não crie desculpas para o seu comportamento, o que irritará ainda mais a pessoa que você machucou. Seja direto: “Eu estava errado, desculpe-me.” Isso não significa que todas as pessoas, com as quais erramos, irão nos perdoar, mas a palavra de Deus é clara: “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12:18).

Como você reage quando está com raiva? Não se ponha o sol sobre vossa ira. Confronte-a. Confesse-a, e lembre-se que Jesus sentiu ira, mas nunca pecou. Jesus é o exemplo perfeito de como lidar com a ira da melhor maneira possível.

 

Imprimir