Devocional Diário

Não sabeis, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas o que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. Isaías 40:28-31

NÃO DESPERDICE A ESPERA

Quem gosta de esperar? Você gosta? Eu odeio esperar! Acho que a maioria de nós odeia esperar. Então, o que isso diz sobre mim, e sobre você?

Esperar revela quem está no controle:

  • Eu quero o que eu quero e eu quero agora! Quando eu sou forçado a esperar, eu fico ofendido muitas vezes, eu estou com raiva e frustrado!
  • O trânsito é uma ofensa pessoal contra mim. Como esses carros se atrevem a ficar na minha frente quando eu tenho coisas importantes para fazer?
  • Me deixa esperando no telefone? Não, obrigado! Eu tenho coisas muitos melhores para fazer do que ficar sentado no telefone ouvindo musiquinhas! 

Eu odeio esperar porque eu quero estar no controle.

A cultura de passos rápidos na qual vivemos é muito diferente de, digamos, 30, 40, 50 anos atrás:

  • As pessoas tinham que plantar um campo e esperar o alimento crescer. A gente vai no drive-thru e ficamos frustrados quando temos que esperar 2-3 minutos!
  • Pessoas costumavam esperar vários dias por uma carta, para se comunicar com alguém em outra cidade. A gente só precisa mandar uma mensagem.
  • As pessoas costumavam esperar pelo jornal ser entregue para saber as notícias do mundo. Só precisamos clicar em um botão nos nossos celulares.

Finalmente, esperar revela que eu não estou no controle.

Bem, adivinha? Deus tem um propósito em me fazer esperar. Deus usa a espera para me mostrar que Ele está no controle. Ele usa a espera para falar na minha vida de maneira que eu nunca ouviria, se eu conseguir tudo o que eu quero no meu tempo.

“O eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga. Não se pode esquadrinhar o seu entendimento”. Essa é uma das declarações mais importantes que podemos ouvir sobre Deus quando pensamos sobre esperar. Nós só podemos ver o aqui e agora, mas Deus existe fora das barreiras do tempo e vê tudo, do princípio do tempo até o fim dos tempos. O termo teológico para isso é “onisciente”. Deus tudo vê e tudo sabe e não é limitado pelo tempo e espaço. Ele não é limitado pela nossa visão e entendimento. Enquanto esperamos, somos convidados a confiar naquele que vê o que não podemos ver.

Enquanto esperamos, a nossa perspectiva parece um pequeno grão de areia em uma praia sem fim. Deus consegue ver a praia inteira. A espera nos faz encarar as nossas limitações. A espera é um convite para ver quem verdadeiramente está no controle e é um convite para colocar a nossa fé e confiança naquele que vê e sabe tudo.

Deus está trabalhando quando percebemos que não estamos no controle.

A espera restaura as minhas forças:

 A referência da Escritura para nós hoje é a linda promessa para aquele que aprendem o verdadeiro dom da espera no Senhor.

  • A espera restaura as nossas forças, porque nos permite ver que a questão não é sobre a nossa força.
  • Quando as nossas forças se acabam, e percebemos o quanto precisamos da força do outro, então podemos ver o verdadeiro poder de Deus. Quando sentimos que não podemos dar outro passo, então podemos ver o verdadeiro presente de Deus trabalhando.
  • A espera nos convida a ver que o poder de Deus é maior que qualquer força que possamos ter sozinhos. A espera me leva ao fim de mim mesmo, para que eu possa começar a confiar no poder de Deus.
  • Finalmente, a espera nos convida para um lugar de contentamento que desafia todas as circunstâncias, porque nos ajuda a ver que Deus está trabalhando para revelar o Seu amor e graça quando mais precisamos.

Não desperdice a sua espera! Deixe a sua espera te lembrar quem está no controle e te levar para o Deus eterno que não se cansa, nem se fatiga. Peça a Deus para te mostrar o que significa estar contente na sua circunstância. Porque é aí que Ele revela o Seu amor e graça, e o presente que Ele te deu através da cruz de Jesus Cristo, a expressão incomparável de Deus trabalhando durante a nossa maior necessidade!

 

 

 

 

Imprimir