Devocional Diário

Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro, eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.

1 Reis 19:4-6

DEPRESSÃO

A depressão é um grande problema. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos informa que o suicídio é a maior causa de morte entre os adolescentes. Está muito acima de acidentes de carro como a maior causa de morte entre eles. Isso é um fato triste.

Um artigo no The Wall Street Journal¸ de Nova Iorque, “Why She Drinks” [Por que Ela Bebe] *, contou do grande aumento do abuso de álcool entre mulheres no Estados Unidos nos últimos 10 a 15 anos. “As mulheres têm uma probabilidade duas vezes maior de ter depressão e ansiedade do que os homens, e são muito mais propensas a medicar essas condições com álcool”. Claro, a depressão é um grande problema que muitos de nós enfrentamos, tanto jovens quanto velhos.

Se você está lutando contra a depressão ou tem família e amigos que estão lutando contra esses sintomas, a vida de Elias talvez ajude. Esse grande homem de fé foi verdadeiramente um homem como nós. Depois de uma alta montanha espiritual, ele sofreu medo e depressão.

Elias, o profeta, foi um grande guerreiro espiritual. Ele demonstrou grande coragem em meio a grande oposição. Deus o dotou de um grande poder sobrenatural para vencer falsos profetas do seu tempo. Ainda assim, ele sabia que os seus inimigos estavam atrás dele, então ele fugiu. Ele estava com medo e passou por uma depressão ao ponto de pedir a Deus para mata-lo.

Um motivo para ele ter se afundado, foi que ele estava emocionalmente e espiritualmente exausto. Mas tinha mais. A exaustão dele o levou a encarar um diferente tipo de guerra espiritual. Ele se sentiu tão sem esperança que a vida não fazia mais sentido. Ele disse a Deus que queria morrer, então deitou sob uma árvore e foi dormir.

A Escritura diz “Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água”. Você não ama a maneira que Jesus ministra para esse homem? Com grande gentileza, Ele permitiu que Elias dormisse e o acordou e o alimentou. E então, Elias descansou um pouco mais. Então Deus ministrou para ele em uma voz suave e o deu uma nova missão.

Se você está passando por uma depressão, lembre-se que quando um homem perde a esperança, ele começa a esperar pela morte. Mas Deus entende a nossa depressão. Algumas vezes ele sabe que simplesmente precisamos descansar e nos renovar. Algumas vezes ele sabe que precisamos de uma nova direção. E, o mais importante, lembre-se que Deus está com você. Ele te ama, independente do que você sente. Ele está sempre conosco e se importa com as nossas necessidades. Deus é grande e poderoso. Ele é também gentil e amável.

Se você se sente deprimido e não tem vontade de continuar, olhe para cima. Fale com o seu Criador, o Deus do universo. Conte tudo a Ele, todos os seus medos e raiva, e porque você quer desistir. Não somente Ele entenderá, mas Ele pode te restaurar e, com o tempo, te mostrar um caminho para superar. Tudo começa com confiar Nele dia após dia. Lembre-se, Ele não nos dá forças para amanhã, hoje. Ele nos dá forças para amanhã, amanhã! Não desista! Leve as coisas um dia de cada vez.

“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. Mateus 6:34

 

*Wall Street Journal, 21 de junho de 2013, por Gabrielle Glaser

Imprimir