Evangelho do dia

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas”? Romanos 8:29-32

MAIS SOBRE A SOBERANIA DE DEUS

Porque Deus é Soberano, Ele não é surpreendido por coisa alguma. Deus tem um plano em tudo. O Seu plano é para a glória e para as pessoas Dele. Os versículos da Escritura hoje são monumentais em entender a presciência e soberania de Deus, mostrando que Deus está no controle, e o maior exemplo do controle soberano de Deus está no Seu presente da salvação.

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho”. Deus sabia, desde o princípio dos tempos, quem seriam chamados Seus filhos. Deus abre os seus olhos para ver a sua necessidade Dele. Ele te convida, te chama pelo nome, e diz “Você é meu”! Ele te salvou pela graça através da fé em Jesus Cristo, e você é uma imagem da glória e graça Dele! Esses versículos são notícias muito boas. Deus está no controle.

Pense:

  • Se Deus está no controle, cada dia é um presente Dele e quando eu vejo isso como presente, cresce a minha gratidão e meu agradecimento ao que Deus me deu. 

Se eu estou no controle, cada dia é um direito e um privilégio que penso merecer, e com essa perspectiva, eu só posso aumentar o meu orgulho e hipocrisia quando as coisas acontecem em meu favor, ou sentir raiva e ressentimento quando as coisas não acontecem como planejei. 

  • Se Deus está no controle, há esperança em meio a tragédia ou sofrimento, porque há a promessa de que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Há a promessa de que grandes coisas estão por vir. 

Se eu estou no controle, só pode haver desesperança em meio a tragédia ou sofrimento, porque lembro que eu não posso fazer nada para mudar as minhas circunstâncias e eu sempre olharei para trás querendo recuperar o passado sem nenhuma esperança de um futuro melhor.

  • Se Deus está no controle, a tragédia é temporária em vista da promessa da eternidade. 

Se eu estou no controle, a tragédia é decisiva e final. Mostra que eu falhei, porque eu não pude controlar todas as coisas.

 O último versículo, “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisa?”, é incrivelmente poderoso! Veja, se Deus é soberano, o que temos a temer? NADA! Se Deus está no controle, não há nada que possa vir contra os Seus filhos escolhidos. O inimigo não controla as circunstâncias e situações. Deus controla! Ele é a nossa esperança! O que o inimigo usa para o mal, Deus usa para o bem. Em meio a nossa luta, Deus está usando ela para a Sua glória e o bem daqueles que o amam. Podemos viver com uma esperança tremenda em meio às circunstâncias que parecem ser sem esperança. Deus está no controle e, se você o ama e confia nele, Ele está cooperando para o seu bem.

Se você não o conhece, você está convidado para ver quão grande é o amor e a graça Dele. Você pode viver uma vida de esperança e a promessa de que grandes coisas estão por vir, se você o amar e confiar nele com a sua vida. É fácil. Tudo o que você tem que fazer é pedir a Ele. Por que não hoje?

 

Tirado do sermão de George Wright, Pastor, Igreja Cedarcrest

Imprimir