DUAS PALAVRAS QUE MUDAM TUDO

11 de Agosto de 2022

“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso …’” Mateus 6:9

As duas primeiras palavras do Pai Nosso parecem ser simples e diretas:

Pai Nosso

No entanto, quando repetimos estas palavras roboticamente todos os domingos de manhã na igreja, é fácil perder a profundidade do significado pretendido por Jesus. A verdade é que as palavras Pai Nosso formam a base para uma vida de oração saudável e vibrante.

Vamos considerar as palavras que Jesus não escolheu para começar esta oração.

Ele poderia ter escolhido “Criador” ou “Senhor” ou “Rei”, para citar algumas. Qualquer uma dessas palavras teria sido teológica e biblicamente precisa. Mas Jesus não as escolheu. Ele intencionalmente escolheu usar a palavra Pai.

Por que isso importa? Porque Ele estava enquadrando a Oração do Senhor no contexto de uma conversa entre Pai e filho, não entre um Rei e um servo. Ele está dizendo a Seus seguidores que eles devem buscar a Deus, não como escravos, mas como Seus filhos amados.

Mas não para por aí. Jesus também usou a palavra Nosso. Se Ele tivesse escolhido Meu Pai, Ele teria apenas destacado a singularidade de Seu próprio relacionamento com Deus. (Você vê, a verdade é que Jesus era plena e singularmente o Filho amado de Deus. Nunca houve e nunca haverá outro ser humano que se relacionasse com o Pai dessa maneira.) 

Mas Ele não disse isso. Ele disse, Pai Nosso

Agora, é importante entender algo aqui:

Deus não pode ser nosso Pai a menos que estejamos corretamente relacionados com Ele através de Jesus.

Isso acontece quando percebemos que todos nós precisamos de um Salvador; quando pedimos perdão de nossos pecados e pela fé, convidamos a Jesus – que É o Salvador – para se tornar o Senhor de nossas vidas.

E é aí que está a batida do coração desta bela frase, Pai Nosso.

Porque o acesso ao NOSSO Pai vem somente através de Seu Filho. NOSSA aceitação diante do Pai é somente por causa de Seu Filho. E a única porta para essa aceitação é através da cruz, onde Jesus deu Sua vida para que pudéssemos nos tornar filhos de Deus.

É na cruz onde Seu Pai se torna Nosso Pai.

Quando recebemos o dom da salvação pela fé em Jesus, isso muda a linguagem do nosso coração. Então somos livres para clamar, Pai nosso que estás nos céus… sabendo que nossas orações são ouvidas e serão respondidas.

E isso, meu amigo, é mais incrível do que nossas palavras podem expressar! 

Escrito por Kevin Wood, Colaborador Convidado