Devocional Diário

Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro”. Gênesis 15:1-3

LIDANDO COM A DÚVIDA

A vida não está indo do jeito que você esperou? A sua fé está bem fraca? Se você está tendo dúvidas, chegou a hora de ter uma conversa honesta com Deus. Por quê? A fé não é a ausência de dúvidas, é aprender a expressar as suas dúvidas a Deus. 

Veja a vida de Abraão. A partir do momento que ele deixou a sua cidade e com coragem saiu em fé, até o momento de duvidar tanto de Deus que ele saiu do caminho e resolveu lidar com as coisas com as próprias mãos. Abraão está desconsertado durante a sua jornada de fé. Então, o que podemos aprender com Abraão ao lidar com as dúvidas nas nossas próprias vidas?

  • Abraão expressou as suas dúvidas. Deus não ficou decepcionado ou com raiva. Na verdade, Deus respondeu. E isso é o que devemos fazer em Jesus Cristo. Não é um problema ter dúvidas. Não é um problema questionar. É um problema quando não falamos as nossas dúvidas a Deus. Abraão acreditou em Deus porque ele foi honesto com Deus.
  • Abraão escolheu crer. Abraão ficou bem com Deus por causa da sua fé, e não por causa das suas ações. No Novo Testamento, vemos um paralelo com Cristo, é somente através da fé em Cristo que somos salvos. Abraão escolheu crer mesmo quando não fazia sentido.
  • Redenção. Quando Abraão expressou as suas dúvidas, Deus o reassegurou ao estabelecer com ele um acordo, um contrato irrevogável (Gênesis 15: 18-21). Toda a responsabilidade para a execução desse contrato era de Deus. Tudo o que Abraão tinha que fazer era confiar que Deus faria. Da mesma forma, a salvação do pecado, da morte e do inferno, depende de Jesus. Não cabe a nós. Somos somente chamados para crer, crer em Cristo como Abraão creu no Senhor.

Então, o que você fará quando as circunstâncias da vida trouxerem dúvidas? Não as ignore, as confronte. Leve-as diante de Deus. Ele não teme as suas dúvidas. Você também não deveria teme-las.

 

Imprimir