Devocional Diário

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” – 2 Coríntios 5:17

LIBERTANDO-SE DO NOSSO PASSADO Parte II 

Jesus oferece libertação e perdão. O autor Stephen Chbosky escreveu em seu livro, o qual se tornou um filme, As Vantages de ser Invisível, que “Aceitamos o amor que pensamos merecer.” em outras palavras, a maneira como nos vemos (nossa identidade, valor e auto-estima) tem um grande impacto na maneira como nos engajamos com a vida. É por isso que pode ser tão difícil deixar completamente de lado nossos pecados do passado, arrependimentos ou até o mal que outros causaram a nós. É muito mais fácil segurar nossa dor e bagagem, aceitando os rótulos dados por nós mesmos e pelos outros.

Vamos voltar à história de Oséias e sua esposa (leia a história completa no livro do Antigo Testamento, Oséias). Fico me perguntando se a esposa de Oséias voltou à sua antiga vida de imoralidade sexual porque ela não foi capaz de abraçar completamente o amor, a aceitação e o perdão de Oséias. Imagino se ela ainda carregava o peso do seu pecado e a vergonha de sua vida imoral do passado, ao invés de caminhar com uma nova identidade, a qual Oséias lhe estava oferecendo como sua esposa?

Você já fez isso? Não importa o quanto você tente, você não consegue se livrar da mentira que diz que você não é digno de___amor, felicidade, propósito, valor, e de um relacionamento saudável___ (preencha o espaço). Por quê? Talvez você tenha estragado tudo no passado e esteja deixando a culpa e a vergonha impedi-lo de seguir em frente. Talvez você tenha ouvido esse rótulo ou declaração sobre você com tanta frequência que é difícil acreditar que algo diferente seja possível. Talvez você tenha batido uma porta atrás da outra e tenha internalizado essa rejeição, acreditando que realmente deve haver algo errado com você.

Felizmente, não há pecado, vergonha ou mentira que acreditamos que seja grande demais para o perdão de Jesus redimir. Jesus nos aceita como somos e onde estamos – quando chegamos a Ele com um coração arrependido e um espírito de rendição. 2 Coríntios 5:17 fala de se tornar uma nova criação – “as coisas velhas se passaram, tudo se fez novo.” Nosso pecado e nossa vergonha se foram. As mentiras em que acreditamos se foram, e se foi a identidade anterior que carregávamos. O novo chegou! Louve ao Senhor!

Se você tem se apegado ao passado, deixe-o ao pé da cruz. Vá a Deus em oração e peça perdão pelo seu passado, reconheça sua necessidade de Cristo assumir o controle e agradeça por Ele já ter tratado de seu pecado e vergonha na cruz. Faça de hoje o dia em que você finalmente desfrutará da completa liberdade que o perdão de Deus oferece.

 

Imprimir