Evangelho do dia

"Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: 'Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo'. Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito".  Mateus 2:13,14

JESUS ERA UM REFUGIADO

Hoje o mundo está enfrentando uma grande crise de refugiados. “Mais pessoas fugindo do que em qualquer outra época desde a Segunda Guerra”, disse um  representante da ONU para a Time Magazine em setembro de 2016. Com tal necessidade, como devemos agir? Porque quando se trata de um seguidor de Cristo, as nossas decisões em questões como essa não devem se basear em sentimentos, em medos ou em nossos candidatos políticos, mas devem se basear na Palavra de Deus. Então, o que a Bíblia diz sobre os refugiados e imigrantes? Vamos começar olhando para a família refugiada mais famosa em toda a história: Jesus, Maria e José.

Com menos de dois anos de idade, Jesus e seus pais, Maria e José, foram refugiados no Egito. Por quê? Depois de o rei Herodes ouvir rumores de um novo rei judeu, ele ficou paranóico com qualquer ameaça ao seu poder de modo que ordenou a morte de todos os bebês homens com menos de dois anos de idade em Belém. Então, no meio da noite, Jesus, Maria e José fugiram, deixando para trás tudo o que eles tinham e todos os seus conhecidos. Imagine os pensamentos de José enquanto ele arrumava a sua pequena família: quanto tempo ficaremos? Iremos voltar? Como recomeçaremos? Os refugiados de hoje, deixando as suas vidas, certamente se relacionam com Jesus.

Avançando para os dias de hoje. Quão parecido é este cenário com o dos refugiados sírios deixando sua própria nação, em que as ações de um ditador paranóico preocupado em manter o seu poder a todo custo trouxe a morte de quase meio milhão de pessoas? Pense nos iraquianos, mulçumanos e cristãos sob o ataque da ISIS. Lideres tão cruéis, maus e sem piedade, assim como na época de Jesus.

Então como você agirá na atual crise de refugiados? Antes de tomar decisões com base em política e medo, pare e lembre-se de Jesus. Lembre-se que como nós tratamos os desabrigados e os estrangeiros (refugiados) é como nós tratamos Jesus. Se você não acredita nisso, veja o que Jesus diz em Mateus 25:31-46.

 

 

 

Imprimir