Devocional Diário

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".  João 8:31,32

O PROBLEMA DO “PC”

O politicamente correto se tornou a moralidade e ideologia dominantes na América. Dos campi das faculdades até às reuniões corporativas, a influencia do “PC” está em todos os lugares. O que na verdade começou como boa intenção, a de proteger e defender os marginalizados e discriminados, tornou-se opressivo e extremo, geralmente causando mais divisões em uma nação já dividida. Então o que os cristãos devem fazer? O que a Bíblia diz sobre navegar nesta cultura em mutação?

Primeiro, a nossa cultura do PC não é nada nova. Jesus enfrentou regras humanas opressivas e o legalismo dos lideres religiosos judeus da sua época. Eles também criaram, com boas intenções para ajudar as pessoas a viver vidas religiosas, muitas regras humanas que só causavam culpa, vergonha e grandes mágoas entre as pessoas.

Hoje, a “polícia do PC” é bem diferente do legalismo religioso da época de Jesus, mas na verdade eles são os mesmos: uma moralidade humana, criada com boas intenções, mas leva as pessoas a um legalismo opressor e rancoroso. Em um mundo de busca desesperada pela verdade, Jesus nos lembra que regras inventadas sobre a moralidade nunca acertarão. JESUS é a única verdade.

Então o que isto significa para o seguidor de Jesus? Jesus está nos dizendo: Eu sou a verdade. Coloque a sua fé em mim. Siga os meus ensinamentos na Palavra escrita de Deus (a Bíblia) e reivindique o Meu poder, o poder do Espírito Santo para discernir o certo do errado (minha paráfrase).

Em outras palavras, quando permitimos que o Espirito Santo nos guie para viver no caminho de Deus, nós começamos a mudar. Começamos a olhar cada vez mais para Cristo: em caráter, em missão e em espírito. Nós não precisamos olhar para um código “politicamente correto” de conduta para determinar o que é certo e aceitável. E à medida que as nossas vidas e caráter começam a refletir Cristo, através da sua Palavra, nós iremos vivenciar uma verdadeira liberdade que nenhuma regra “politicamente correta” poderia oferecer.

 

Imprimir