INTOCÁVEL E INESQUECÍVEL

12 de Agosto de 2022

“Quando ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram. Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me!” Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!” Imediatamente ele foi purificado da lepra.” Mateus 8:1-3

Mateus capítulo 8 é Jesus no seu melhor.

No espaço de apenas 32 versículos, Jesus cura um homem com lepra, o servo doente de um centurião romano e a sogra febril de Pedro.

Depois desses três, não temos ideia de quantas pessoas Ele curou porque tudo o que a passagem diz é “eles trouxeram a ele muitos… e ele curou todos os enfermos”, o que incluiu a expulsão de demônios de várias pessoas. E o que é ainda mais incrível, é que, depois de tudo isso, Ele ainda tinha energia suficiente para encaixar um sermão sobre “o Filho do Homem não ter onde reclinar a cabeça”.

É muito trabalho para apenas um capítulo!

Mas é essa cena de abertura de Mateus 8 que mais me faz apreciar Jesus. O texto diz que as multidões O seguiam quando um homem com lepra correu até ele. Agora não posso provar porque não há nenhum vídeo, mas imagino que a multidão começou a recuar assim que o leproso se aproximou. Os leprosos eram párias nos dias de Jesus. Sua doença era vista com desgosto, tanto que viviam em colônias separadas, desconectadas do resto do mundo. Você não poderia tocar um leproso, porque isso o tornaria impuro e impróprio para a vida religiosa em Israel.

E é exatamente isso que torna esta passagem poderosa. Veja, Jesus não vacila. Ele deixa o homem vir e fazer seu apelo:

Senhor, se quiseres, podes purificar-me.” Então Jesus faz o impensável em Seus dias – Ele estende a mão e toca o leproso.

Jesus toca o intocável.

Agora Jesus não precisava tocar no homem. Ele poderia facilmente ter dito: “Você está curado” e deixar Suas palavras fazerem o trabalho. Mas Ele não o fez. Ele fez o trabalho com Suas mãos. Por que isso é significativo? Porque Jesus está enviando uma mensagem tremenda ao tocar o homem.

Pense na vida deste homem.

  • Durante anos ele não teve o toque afetuoso de uma única pessoa.
  • Estranhos o evitam como uma praga, não querendo nem mesmo encostar em seu ombro por acidente. Os amigos o abandonam, incapazes de lhe dar um tapinha nas costas.
  • Sua esposa e família querem que ele fique longe porque conhecem a doença e sua letalidade.
  • Por meses, talvez anos, esse homem não sentiu o toque de uma mão humana sequer. Sem apertos de mão. Sem abraços. Sem beijos. Nem mesmo uma colisão acidental no mercado. Nada além de puro isolamento e solidão.

Até que Jesus estendeu a mão e o trouxe de volta ao mundo do toque humano.

Você pode imaginar sua alegria??

Claro, o toque de Cristo curou seu corpo da lepra debilitante, mas Seu toque também curou o coração deste homem da solidão devastadora.

Nos dias de hoje não há muita lepra em nosso mundo. (Não está totalmente erradicada, mas não é tão desenfreada quanto costumava ser.)

Mas você sabe o que ESTÁ desenfreado?

Solidão.

Isolamento.

Desconexão.

Soa familiar?

O leproso teve a coragem de pedir a Jesus que o curasse:

Se você está doente ou está sozinho e se sentindo isolado, você tem coragem de pedir a Jesus para curá-lo?

Jesus teve amor suficiente para tocar o leproso:

Se você é um seguidor de Cristo, você tem amor suficiente para contar àqueles que não conhecem Jesus sobre o amor Dele?

Faça o impensável.

Toque o intocável.

Jesus o fez.

Escrito por Kevin Wood, Colaborador Convidado