Mansidão – o Oposto de Fraqueza

13 de agosto de 2020

 “Bem-aventurados (felizes são) os mansos, porque eles herdarão a terra.” – Mateus 5:5

Afinal de contas, o que é mansidão e como as pessoas mansas podem ser felizes? Vou confessar, no começo nem eu sabia com certeza. Olhando para os ensinamentos de Jesus, tudo o que ele diz parece nos desafiar a buscar a verdadeira felicidade em lugares frequentemente negligenciados. Mas espere – mansidão? Felizes são os mansos?

Qual criança cresce com o objetivo de se tornar mansa? Quantas pessoas você conhece que colocam “mais mansidão” em sua lista de resoluções de ano novo? É uma palavra difícil de se entusiasmar, porque muitas vezes é totalmente mal compreendida. Parte da razão é por causa do que parece – mansidão parece fraqueza. Há culpa por associação. Eu não quero ser fraco, então não quero ser manso.

Mas, não há nada fraco na mansidão. De fato, é exatamente o oposto. A palavra manso era frequentemente usada no contexto de domar ou treinar um animal selvagem. Signfica força que é colocada sob controle.

É a ideia de que a força não precisa ser perigosa ou ameaçadora, mas pode ser incrivelmente útil, até uma bênção. Essa é uma força que promove a segurança e não provoca medo. Não é uma PERDA de poder e força. É um poder DA força que é submetido à autoridade de um treinador ou líder.

Foi assim que Jesus se descreveu. Jesus está dizendo, “eu usarei minha força para carregar seus fardos. Vou dar descanso à sua alma. Não tenha medo, e não se sinta intimidado por mim. Minha força é um presente para você.” Não há nada fraco em Jesus.

Jesus aproveita Sua força com o propósito de revelar o amor e a graça de Deus. Ele descreve sua vida como a demonstração final de poder sobre o pecado e a morte. Força sob controle em submissão ao Pai. O melhor exemplo de mansidão – o melhor exemplo de força.