Evangelho do dia

Bem-aventurados os mansos, pois eles receberão a terra por herança. - Mateus 5:5

FELICIDADE É IGUAL A MANSIDÃO

A mentalidade típica do mundo é que recebe a terra por herança quando você é ousado, agressivo e assertivo.  Sendo forte, determinado, implacável, você obtém o que você procura.  Executivos que cobram muito muitas vezes pensam isto.  Pessoas ambiciosas por poder pensam isto.  Mas Jesus diz, “os mansos que herdarão a terra”.

‘Manso’ é frequentemente associado com fraqueza, mas isso não é o que a palavra significa. A palavra ‘manso’ usada nesta tradução significa “força sob controle”. Não é um sinal de fraqueza. Aristóteles disse que esta palavra mansidão é “o meio perfeito entre a raiva e a indiferença”. E o que ele quer dizer com isso? Ele está falando sobre alguém que se irrita quando vê injustiça.

Mas quando essa pessoa está ela mesma errada, ela tem autocontrole incrível. É preciso ser uma grande pessoa para ser forte assim.

Jesus era um homem assim.  Ele limpou a casa no Templo quando ele os viu desrespeitando a Deus e tratando os pobres injustamente.  Mas quando ele estava sendo abusado na Cruz, Ele simplesmente disse: “pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem”. Isso é o que Ele quer dizer com mansidão.

Então, ‘receber a terra por herança’ não significa bens imóveis. Significa honra e respeito.  Bem-aventurados aqueles que têm grande força sob controle, pois eles serão honrados e respeitados.  E isso é muito melhor do que qualquer bem imóvel que você poderia herdar ou ganhar.

Imprimir