Há propósito na perseguição?

10 de agosto de 2020

“Felizes são os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus.” – Mateus 5:10

 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” – João 16:33

Felizes são os perseguidos. Espere, isso não pode estar certo! A Bíblia deixa muito claro. Enfrentaremos perseguições, dificuldades, sofrimentos e lutas na vida. Mas nossa cultura não sabe o que fazer com a ideia de perseguição. Não me interpretem mal – estamos familiarizados com o sofrimento. Nós simplesmente não sabemos o que fazer com isso. De fato, faremos quase tudo para evitar dor e sofrimento.

No entanto, acredito de todo o coração que o sofrimento é por uma razão. De maneira alguma eu afirmo conhecer todas as razões por que alguém sofre ou é perseguido. Mas acredito que há um propósito.

Olhe para o estado quebrado do mundo. As coisas não são como deveriam ser. Os desafios afetam tanto os crentes quanto os não-crentes. Pensamos como é possível encontrar propósito e felicidade em tudo isso? Mas, no meio do quebrantamento o sofrimento nos ajuda a reconhecer a verdadeira felicidade e satisfação, ele abre nossos olhos e nos ajuda a ver. Então, o que precisamos ver?

  • Não somos Deus. Nós odiamos o sofrimento porque gostamos de pensar que estamos no controle. O sofrimento nos ajuda a ver que nunca tivemos controle em primeiro lugar.
  • A beleza da graça de Deus. Quando tomamos consciência de que não somos Deus, começamos a ver que precisamos de Deus. As lutas nos ajudam a ver a verdadeira beleza da graça de Deus e nossa necessidade desesperada por Ele.
  • Fomos criados para mais. O sofrimento afrouxa nosso domínio sobre esta vida e abre nossos olhos para o que Deus preparou para aqueles que confiam nEle. A Bíblia descreve isso como sendo muito maior do que poderíamos imaginar, fazendo até o nosso sofrimento parecer leve e momentâneo.

Agora, é isso que eu chamo de felicidade. Então, como encontramos propósito no sofrimento? É tudo sobre perspectiva. Fixe seus olhos em Jesus. Reconheça a paz que Ele disponibilizou e apegue-se a ela. Lembre-se que para os seguidores de Jesus, o melhor ainda está por vir.