Devocional Diário

O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?”Juízes 6: 14

 

DEUS VÊ O QUE NOSSOS OLHOS NÃO CONSEGUEM

Você já se sentiu impotente? Na batalha global de hoje contra o COVID-19, certamente é fácil sentir-se impotente: medos econômicos, empregos suspensos, cidades e nações fechadas, entes queridos doentes. O que era normal há algumas semanas hoje parece ser drasticamente diferente.

Se alguém podia se sentir impotente e lutando para confiar em Deus em tempos difíceis, era Gideão. Em Juízes 6, encontramos Gideão enfrentando severa opressão nas mãos dos midianitas. Por sete anos eles foram forçados a se esconderem nas montanhas e cavernas, lutando para sobreviver (Juízes 6: 4). Pense sobre se sentir impotente.

Um dia, Deus enviou um anjo a Gideão: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro!” Gideão, que na época debulhava trigo em uma prensa de vinhos para se esconder, provavelmente não se sentia um poderoso guerreiro. De fato, mais tarde ele lembraria a Deus que ele era parte do clã mais fraco e era ele próprio o menor de sua família (Juízes 6:15). “Poderoso guerreiro” ele não era.

Além disso, após sete anos de sofrimento, Gideão teve muitas perguntas. “Perdoe-me, meu Senhor”, respondeu Gideão, “mas se o Senhor está conosco, por que tudo isso aconteceu?… O Senhor nos abandonou. Em outras palavras, Gideão estava perguntando o que muitos de nós podemos estar perguntando a Deus agora: O que aconteceu? Onde você está?

Veja como Deus responde no versículo 14: ‘O Senhor se voltou para ele e disse: “Vá na força que você tem e salve Israel da mão de Midiã. Não estou te enviando?… estarei com você.” (Juízes 6: 14, 16a). Em outras palavras, Deus diz a Gideão que vá – como ele é – e confie Nele para preencher a lacuna. Relutantemente, Gideão obedece. Com certeza, Deus aparece de uma maneira milagrosa! Gideão tornou-se aquele poderoso guerreiro que Deus havia visto nele e liderou um exército amplamente menor em número à vitória contra os midianitas. (Leia a história completa em Juízes 7)

Todos nós passamos por uma temporada de nos sentirmos impotentes e de estarmos perdendo a esperança. Talvez a atual crise do COVID-19 esteja testando sua fé hoje. Se é sim, então sinta-se encorajado pela história de Gideão e lembre-se:

  • Deus é mais poderoso do que o maior obstáculo.
  • Deus vê coisas (em nós e nas circunstâncias da vida) que não conseguimos ver.
  • Deus gosta de usar situações aparentemente sem esperança para sua glória.

Como Deus o usará durante esse período de incerteza?

Imprimir