Evangelho do dia

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério.
Mateus 19:9

DEUS FALA SOBRE DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

O que a Bíblia fala sobre divórcio e um novo casamento? É permitido? Por quê, ou por que não? Este é um assunto muito complicado e pessoal, mas um assunto que Jesus tinha algo a dizer sobre. Você pode ler todos os seus ensinamentos em Mateus 5:31-32, Mateus 19:1-9 e Marcos 10:11-12. Lembre-se que, quando estudar os ensinamentos de Jesus, é importante ler as Escrituras à luz das Escrituras. Não olhe somente para a metade do versículo, mas olhe para todo o ensinamento sobre o assunto. Assim, Jesus identificou alguns pontos chaves sobre a questão do divórcio e de um novo casamento.

  1. Adultério. Em caso de adultério, o divórcio é permitido e um novo casamento pode acontecer. No entanto, qualquer novo casamento que veio de uma relação adúltera resultando em divórcio é sempre errado.
  2. Abandono por um cônjuge descrente. (I Cor. 7:7-10) Nesse caso, a Bíblia é clara, que o cônjuge deixado não tem mais vínculo.
  3. Abuso Físico. Agora essa é a minha perspectiva pastoral: eu acredito que, em caso de abuso físico crônico, o divórcio pode ser entre os dois males, o menos pior. Certamente uma separação teste talvez precise acontecer primeiro com a esperança de reconciliação, mas, no fim, assassinato e violência física contra um cônjuge parece ser um pecado pior.
  4. Abuso emocional. Você não encontrará qualquer indicação disso nas Escrituras, de que abuso emocional é motivo suficiente para o divórcio. Agora preste atenção, porque eu sei que para alguns de vocês, em tal relação, isso não é algo para ser falado com descaso. No entanto, mesmo os casamentos mais felizes, e com Deus, passarão por algum nível de abuso emocional. Todos nós dizemos coisas que machucam e ferem o nosso cônjuge. Infelizmente, faz parte dos altos e baixos do casamento, mas não é um motivo bíblico para divórcio.

E a situação em que o divórcio acontece antes de se tornar um cristão? Bem, 2 Coríntios 5:17 é bem claro: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”.

Quando se trata de divórcio e um novo casamento, é complicado. Embora Jesus tenha dado orientações claras, esteja encorajado de que há sempre redenção. Cristo cobriu os nossos pecados, vergonha e até os nossos relacionamentos quebrados, quando Ele morreu na cruz por nossos pecados. Em Jesus, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo.

Imprimir