Devocional Diário

“Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: “O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.”

Mateus 13: 24-26

CRISTIANISMO FALSIFICADO

Dinheiro falso. Parece real. Pode até ser aceito como real, pelo menos por um tempo – mas não é real. Em algum momento esse dinheiro falso será reconhecido pelo que realmente é, e destruído. O mesmo pode ser verdadeiro com a nossa fé. Podemos criar essa aparência exterior impecável: parecemos ser, agimos como se fossemos, e para o olho destreinado, parecemos ser o cristão perfeito. Mas no nível do coração, somos simplesmente falsos.

Jesus falou sobre esse conceito através de uma parábola. Só que em vez de moeda, Jesus usou trigo e joio. Para a comunidade agrícola que estava ouvindo, todos sabiam que o joio era uma erva parecida com trigo. Ainda assim, os discípulos pediram a Jesus que esclarecesse. Você pode ler a parábola completa em Mateus 13: 24-30, 36-43.

Então, o que essa parábola representa? O fazendeiro de trigo é Jesus. E porque Jesus está semeando o Evangelho da salvação – que Ele morreu na cruz por nossos pecadose ressuscitou – quem escolhe colocar sua fé em Cristo é como o trigo. Mas misturado com o trigo está o joio – os falsos cristãos que podem agir e soar como verdadeiros crentes e, no entanto, no âmago de seu ser, não deram seu coração e vida a Cristo. Às vezes, um cristão falsificado pode até estar na liderança da igreja.

A parábola diz que o trigo e o joio permaneceram juntos no campo até a colheita, quando o trigo foi reunido no celeiro para ser guardado e o joio foi queimado. Jesus está explicando porque a diferença não é revelada até o final dos tempos. Para os verdadeiros seguidores de Jesus, a eternidade será vivida no Céu, no Reino de Deus, com Jesus. Os falsos cristãos e todos os outros se encontrarão no inferno.

Este é um assunto pesado, mas que não podemos ignorá-lo, porque a colheita está chegando. O capítulo 14 de Apocalipse oferece uma ótima visão de como serão esses dias finais e é uma imagem bastante preocupante. Felizmente, Jesus continua a semear a verdade redentora do Evangelho na esperança de que todos possam experimentar a graça e misericórdia de Deus. Então, conforme Deus olha para o seu coração e vida – você é trigo ou joio?

Imprimir