Devocional Diário

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,  para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

2 Timóteo 3:16-17

COMO LER A BÍBLIA

Por ter crescido em um lar cristão eu estava familiarizado com a Bíblia. Mas somente quando passei a confiar em Cristo pessoalmente foi que comecei a ter fome por estudar a Palavra de Deus. Agora, 49 anos depois, fico maravilhado em ver como uma passagem que eu já li centenas de vezes ainda pode trazer um ensinamento fresco. Para os que estão pensando em começar a estudar a Bíblia pode ser difícil saber por onde começar. Talvez isso o ajude:

  1. Peça que o Espírito Santo lhe dê o desejo de conhecer a Deus.

Somos tão facilmente distraídos, preguiçosos, ou simplesmente egoístas, que a primeira coisa que deixamos de fazer quando a vida se torna agitada é deixar de gastar tempo lendo a Bíblia. No entanto, é através da Palavra de Deus que verdadeiramente passamos a conhecer a Deus. Felizmente, a dádiva do Espírito Santo nos dá um desejo interior “de querer” estudar a Palavra, e Ele também nos ensina como compreender e aplicar a Escritura em nossa vida diária.

  1. Escolha o HORÁRIO, o LUGAR, e um PLANO.

Consistência é fundamental para criar um hábito, e planos de estudo bíblico online estão por toda parte. Escolha um baseado em um livro da Bíblia ou em um tema que seja relevante para o estágio da vida em que você está.

  1. Olhe a Escritura à luz da Escritura.

Estude versículos dentro do contexto. Isso significa estudar o Antigo Testamento à luz do Novo Testamento, um capítulo à luz do livro no qual ele foi escrito, e um versículo dentro de um parágrafo. Até mesmo o contexto cultural e histórico ajudarão a iluminar passagens difíceis e revelarão como um texto escrito 1600 anos atrás ainda pode ser aplicado hoje. É aí que professores e comentários bíblicos são úteis.

  1. Estude com outros.

É em pequenos grupos, junto com outros crentes, onde podemos realmente lutar com nossas perguntas, medos ou até mesmo dúvidas. É nestes ambientes íntimos que normalmente nos damos conta de que não estamos sozinhos.

Se você quer crescer em sua fé, aprofunde-se na Palavra de Deus. A maior arma que o inimigo usa para levar alguém a cair no pecado é fazer com que questionem a confiabilidade da Palavra de Deus. Então, como você começa a confiar em Deus? Começa estudando Sua Palavra e permitindo com que o Espírito Santo de Deus lhe ensine como aplicá-la em sua vida.

Imprimir