Devocional Diário

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.”

Hebreus 4:12

O PODER DA PALAVRA  

Uma espada de dois gumes é incrivelmente valiosa no mundo do videogame por causa de seu poder ampliado e por sua eficácia na luta contra o inimigo. No entanto, palavra usada para “espada” em Hebreus capítulo 4, se assemelha mais a um punhal de dois lados ou a uma pequena faca. Essa figura poderia descrever o bisturi de um cirurgião que habilmente corta o tecido doente e danificado de um corpo. Um hábil cirurgião usa o bisturi porque ele, ou ela, vê o que nós não conseguimos. O cirurgião sabe que qualquer dor e reabilitação vale a pena, quando vista diante da possibilidade de cura.

A Bíblia descreve a Palavra de Deus como esta espada de dois gumes, ou “bisturi”, o qual é capaz de expor a escuridão e a fraqueza em nossos corações e mentes. Você já ouviu alguma vez um sermão ou ensinamento onde parecia que o pregador estava falando diretamente com você? É um momento tenso gerado pelo sentimento de estar completamente exposto e pela descoberta de que, na verdade, Deus conhece suas motivações mais profundas, pensamentos e desejos. Este é o poder da Palavra de Deus.

Então, quais outras coisas faz da Palavra de Deus poderosa?

  • Ela nos ajuda a descobrir qual caminho seguir. (2 Tim 3:16-17)
  • Ela nos corrige quando nos desviamos do curso. (2 Tim 3:16-17)
  • A mesma passagem pode oferecer um ensino novo várias vezes.
  • Ela se aplica a todas as idades, raças, etnias e cultura.
  • Seu vínculo com a geografia e a história a faz ser diferente de qualquer outro texto “religioso”. Quando se trata da Bíblia, a arqueologia é uma amiga.
  • Ela sobreviveu a mais de 1600 anos.

Apesar de toda evidência, muitos de nós continuam a fugir do poder convincente da Palavra de Deus. Esquecemos que o propósito desta convicção não é para condenação, mas para cura e restauração. Então, ao invés de fugir da tensão desconfortável, talvez seja tempo de inclinar-se e descobrir o que é que Deus quer dizer – através de Sua Palavra escrita.

Imprimir