Devocional Diário

“Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas.” – 1 Coríntios 7: 17

A VANTAGEM DE SER SOLTEIRO 

Eu acho que a igreja entendeu errado. Por muito tempo tratamos o celibato como o “plano b” da vida cristã, quando a Palavra de Deus mostra realmente o oposto. De fato, o cristianismo é a única religião em que o celibato é honrado e estimado até mesmo acima do casamento.

O apóstolo Paulo compartilha claramente sua opinião sobre o assunto em 1 Coríntios 7:8: “Para os solteiros e as viúvas, digo que é bom que permaneçam solteiros como eu.” Por que ele diria isso? Porque “aqueles que se casarem enfrentarão muitas dificuldades na vida, e eu gostaria de poupá-los disso,” Paulo explica no verso 28.

Agora, não me interpretem mal – não há nada errado com o casamento. Um casamento saudável é uma figura incrível do relacionamento de Cristo com a igreja. É uma oportunidade de colocar as necessidades de outra pessoa acima da sua, amar e cuidar de outra pessoa e servir a Deus como família e casal. Casamentos bíblicos fortes são valiosos e poderosos. Mas deixe-me ser franco: o casamento não determina o seu valor. Seu valor não é maior ou menor baseado no status do seu relacionamento. Na verdade, o casamento não vai consertar seus problemas; ele irá apenas destacá-los.

Tommy Nelson, um pastor do Texas, coloca desta maneira: “O casamento é um pecador que se casa com uma pecadora, gerando pecadores”. No casamento certamente haverá desafios, conflitos e responsabilidades que os solteiros simplesmente não precisam lidar. Então, por que na igreja colocamos tanta pressão desnecessária sobre os solteiros para se estabelecerem e se casarem?

Ao contrário de todas as outras religiões do mundo, o cristianismo não depende de que as pessoas se casem e tenham filhos. A grande comissão de Jesus não foi “vão e façam filhos”, mas “vão e façam discípulos” (Mateus 28:19).

Paulo colocou desta maneira: “Se você se casar, tudo bem. Mas se você não se casar, é melhor (minha paráfrase do versículo 38).” Por quê? Porque os solteiros não têm todas as responsabilidades de um cônjuge casado. Você está menos sobrecarregado. E quanto menos sobrecarregados estamos com as coisas deste mundo, mais podemos ser envolvidos nas coisas de Deus. Então, se você é solteiro, aproveite ao máximo – com gratidão – para a glória de Deus.

 

Imprimir