Evangelho do dia

“Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a esposa não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua esposa”.

1 Coríntios 7:10-11

CASAMENTO DIFÍCIL? AGUENTE FIRME!

Hoje estaremos falando sobre aguentar firme em um casamento difícil, sabendo que muitos de vocês estão passando por problemas no casamento. E mesmo aqueles que são abençoados com um casamento incrivelmente saudável, nós temos familiares, amigos e conhecidos que estão passando por problemas no casamento. A Palavra de Deus nos dá uma Palavra muito encorajadora sobre aguentar firme em um casamento difícil.

Alguns de vocês já são divorciados. Alguns estão se perguntando se irá acontecer na sua vida. Há milhares de razões para um divórcio, e a questão por trás de todas essas razões é a de que ninguém quer passar o resto das suas vidas em um casamento infeliz. A felicidade está muito enraizada no psíquico americano. Thomas Jefferson fez com que a procura da felicidade tem estado enraizada no DNA americano.

Mas o que Deus deseja para cada cristão (e eu percebo que muitos de vocês não são) que está casado, é que esteja compromissado em amor com o seu cônjuge, assim como Cristo está com a sua noiva, a igreja. Esse amor não é somente um sentimento. É muito mais que romance ou sexo. É um compromisso, não importa o que aconteça; mesmo quando o nosso cônjuge nos decepciona ou nós o decepcionamos. Um amor verdadeiro é um ato do querer. Isso pode te surpreender, mas Deus está muito mais preocupado com o nosso amor do que com a nossa felicidade. E mesmo que isso seja radicalmente contrário a tradição, Deus está preocupado, acima de tudo, com o nosso amor por Ele e pelo nosso cônjuge.

Se você está tendo problemas em seu casamento, aguente firme. Por mais difícil que seja ouvir isso, não é só sobre você. É sobre Deus e o seu amor por Ele, incluindo as crianças que, na maioria dos casos, são as vítimas no divórcio. Procure a ajuda do Senhor. Ore com todo o seu coração. Procure um conselho de um conselheiro cristão ou de um ministro. Procure um grupo de apoio de amigos cristãos para estar lá por você. Você talvez até tenha um tempo para uma separação temporária, porque as coisas estão tão tensas que a única esperança de ter uma chance de reconciliação no seu relacionamento é um período de separação temporária. Isso não é para ser uma preparação para o divórcio, mas para o propósito de se reconciliar. Reinvindique o poder de Deus que está muito além de você. É o que Deus deseja.

E se ainda assim isso não funcionar, claro que Jesus permite o divórcio em casos de adultério e abandono. Quando isso acontecer, peça a Deus para te ajudar a perdoar e peça para Ele te perdoar por você ter falhado. Todos nós falhamos. Deus ama você. Ele sempre amará. Ele nunca te abandonará.

Reivindique o amor de Deus, independente das suas circunstâncias.

Imprimir