Devocional Diário

“Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos.” 2 Coríntios 5:9

“Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus!” Salmos 46:10a

 

AGRADAR A DEUS ou CONFIAR EM DEUS?

Pergunta: Você procura agradar a Deus ou simplesmente confiar nele? Acredito que muitos de nós diríamos que desejamos fazer as duas coisas, mas se você tivesse que escolher em concentrar-se em um ou outro, qual escolheria?

Em querer agradar a Deus parece que nos colocamos mais em um estado de espírito de “o que devo fazer”. Requer um esforço considerável para fazer as coisas que são “boas e aceitáveis aos olhos do Senhor”. Nosso caminho, então, torna-se pavimentado com boas intenções. Nós realmente nos esforçamos para agradar a Deus, apesar dos obstáculos e desvios que encontramos constantemente.

Essa mesma palavra, esforço, significa “lutar em oposição” e isso realmente resume esta atitude. Lutamos contra o pecado em nossas próprias vidas, sem mencionar os pecados na vida dos outros. Nós não somos perfeitos, e essas imperfeições e falhas continuarão a nos seguir enquanto vivermos. “Agradar” em si parece ser um desafio contínuo.

Mas a escritura também diz para “parar de se lutar” … para ficar quieto e saber que Deus é Deus. Em vez de todo o esforço fabricado, talvez devêssemos descansar mais em aceitar a graça de Deus. Afinal, este é o dom gratuito Dele para nós. Embora o nosso pecado ainda esteja lá, está coberto pelo sangue da Graça de Cristo. Quando nossa fé e confiança estão em Jesus, Ele se coloca entre nós pecadores e um Pai Santo. Talvez devêssemos considerar a substituição de nosso esforço egoísta, embora bem-intencionado, por uma humildade submissa e confiante. Citando o livro de liderança, Truefaced: “Esforço nascido do empenho de agradar a Deus nunca deixa de nos cansar. O esforço nascido do repouso em Seu prazer nunca deixa de nos renovar”.

Entenda, agradar a Deus é um subproduto de confiar em Deus. Quando confiamos totalmente em Deus, não fazemos nada menos DO QUE agradá-lo. Então, pare de se esforçar. Comece a confiar.

Imprimir