Devocional Diário

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”.

Efésios 5:25

A SINGULARIDADE DO CASAMENTO CRISTÃO – Parte 3

Deixe-me começar dizendo que não há chamado maior e mais difícil do que o dos maridos liderarem o casamento como Cristo lidera a igreja. Pode parecer fácil, mas me permita lembrar que Cristo deu a vida pela igreja. O marido nunca deve ser um líder autoritário ou ditatorial. E a última coisa que um marido quer fazer é exigir que a sua esposa se sujeite a ele porque “é o que a Bíblia diz”! Se você ainda não percebeu, há uma boa chance de que você precise voltar e fazer um curso curativo sobre liderar como Cristo. Essa é a chave.

Maridos, nós somos chamados para liderar como Jesus. Ou seja, nós devemos ser líderes que servem. Em Mateus 20:28, Jesus diz que “Não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Homens, se for para liderarmos como Jesus, temos que estar dispostos a dar as nossas vidas por nossas esposas. Agora isso é um grande chamado. E não há um homem que possa chegar perto de fazer isso sozinho, porque somos muito pecadores. Somos muito egoístas. Tendemos a ser dominantes e autoritários com as nossas esposas. A única maneira de podermos chegar perto de viver isso é estar em Cristo, andar com Cristo, sujeitar as nossas próprias vidas a Cristo, para que possamos tentar cumprir o papel que nos foi dado.

E fazendo isso, há outro propósito maior. Olhe em Efésios 5:26-27: “Para que a santificasse [a igreja], tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”. Perceba, a razão pela qual o marido é chamado para liderar sua esposa como Cristo lidera a igreja, é para ajudá-la a crescer e se tornar tudo o que Deus a criou para ser. É um papel de líder que serve. Não é colocar a mulher em algemas emocionais. Não é o marido tomar todas as decisões, não querendo nenhuma ajuda da esposa. É o marido reconhecer que com um líder que serve, ele quer fazer tudo ao seu alcance para ajudá-la a crescer e ser a mulher que Deus a criou para ser.

Nossa, isso é um chamado exigente. Ainda assim, maridos que lideram como Cristo e amam as suas esposas como Cristo ama a sua noiva, a igreja, certamente faz com que seja fácil para a sua esposa segui-lo. Maridos, vocês estão dispostos a assumir esse papel no seu casamento? Você fará o que for preciso para ser merecedor do papel que Deus te ordenou?

 

Imprimir