Devocional Diário

Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; - Provérbios 30:5

A Precisão dos Manuscritos

O acadêmico bíblico Norman Geisler  explica porque ele confia na exatidão da Bíblia: “Comparado com qualquer outro livro daquele período, o Novo Testamento tem mais manuscritos, manuscritos mais antigos e mais manuscritos copiados com precisão.” Ele explica:

  • Mais manuscritos: Embora a maioria dos livros antigos sobrevivem com cerca de uma dúzia de cópias, mais de 5700 manuscritos gregos do Novo Testamento ainda existem.
  • Manuscritos anteriores: A maioria dos antigos manuscritos foram copiados cerca de mil anos após a composição original. Os manuscritos mais antigos do Novo Testamento são 25-150 anos após o original.
  • Manuscritos copiados mais precisamente: Cópias sobreviventes do Novo Testamento podem ser restauradas com precisão de cerca de 99,5 por cento. Isso é tão preciso que nem uma única doutrina da Bíblia é afetada.

Uma outra observação: muitos seminaristas comparam cópias dos manuscritos antigos, à procura de diferenças. Eles são surpreendidos com o fato de que eles simplesmente não podem encontrar muitos. Há um “a” onde há um “um” em outra cópia. Há um adjetivo que é um pouquinho diferente daquele encontrado em um texto diferente. Mas nunca o tema é diferente. A mensagem é a mesma. Isso que é precisão. A confiabilidade da Palavra de Deus através de toda a história realmente é um milagre.

 

Imprimir