A Busca por Felicidade

19 de agosto de 2020

 “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.” – Mateus 5:3

Por que a verdadeira felicidade é tão difícil de encontrar? Como são as pessoas verdadeiramente felizes? Bem, certamente não é o que a cultura quer que acreditemos. A cultura diz que a felicidade tem tudo a ver com o que temos – nossas coisas.

  1. Teoria da Prosperidade – Dinheiro corrige problemas. Pessoas ricas são felizes. Se Deus se importa com a nossa felicidade, então Ele deve querer que sejamos ricos. Mas há um problema. Muitas pessoas ricas são realmente infelizes.
  2. Teoria da Pobreza – A simplicidade elimina problemas. As pessoas pobres são felizes. Novamente, há um problema. Muitas pessoas pobres sentem-se realmente miseráveis.

Se recursos abundantes não garantem felicidade duradoura e a simplicidade proveniente de recursos limitados não garante felicidade duradoura, como podemos encontrá-la? Jesus afirma que tanto os ricos quanto os pobres podem experimentar a verdadeira felicidade. De fato, para ser verdadeiramente feliz, precisamos nos tornar pobres de espírito.

Nesse caso, a palavra que Jesus usa para ‘pobre’ é a palavra usada para descrever um mendigo. Ser pobre é uma coisa, mas ser “pobre como um mendigo” é estar completamente dependente da bondade dos outros para sobreviver. Aqui, Jesus não está falando sobre riqueza material. Ele está falando sobre algo muito mais importante do que as posses de uma pessoa.

Pessoas felizes são pobres em espírito. Pessoas felizes reconhecem e aceitam sua necessidade de Deus. Pessoas felizes percebem que não importa o que tenham, elas não são nada sem a graça e misericórdia de Deus. Essa felicidade vem do entendimento de que a maior necessidade da vida nunca será atendida por coisas materiais ou por esforço. A maior necessidade da vida só pode ser satisfeita através do amor e graça de Deus através de Jesus Cristo.

Os pobres de espírito reconhecem sua posição diante de Deus como um pecador que precisa de um Salvador. Se você não tem experimentado felicidade duradoura, a qual não depende de como seus recursos mudam, peça a Deus hoje a felicidade firme e constante que somente Ele pode dar. Ser pobre de espírito é ser rico de felicidade!