Evangelho do dia

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia”.  Hebreus 11:8

VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A IR?

Em 20 de junho de 1803, o Presidente Thomas Jefferson escreveu uma carta fascinante para o Capitão Meriwhether Lewis, que serviu como seu secretário pessoal. Eu quero focar em um parágrafo que realmente capta o que ele estava chamando Meriwether Lewis para fazer. Ele disse “O objetivo da sua missão é explorar o Rio Missouri e suas principais correntes, como o seu percurso e comunicação com as águas do Oceano Pacífico, se os rios Columbia, Oregon, Colorado ou qualquer outro rio pode oferecer uma comunicação pela água mais direta e prática, para fins de comércio”.

Por que isso era importante para Jefferson? Ele tinha acabado de comprar para o Estados Unidos o que é conhecido como a “Compra da Louisiana”. Ela continha terras de 15 estados inteiros e parciais do Meio Oeste e Oeste americano. Esse é um grande pedaço de propriedade, e ele pagou o grande preço de US$ 15 milhões de dólares. Histórias como a dos pioneiros Lewis e Clark sempre me fascinaram. Eles tinham um espírito que ainda atrai muitos americanos.

Bem, Abraão, que foi dito por Deus que seria o pai de várias nações. Ele é o maior exemplo de espírito pioneiro. Deus chamou e, pela fé, Abraão foi, sem saber aonde ia, assim como Lewis e Clark. Eles foram chamados por um presidente. Abraão foi chamado por Deus. Para os dois casos, precisou de muita fé para se aventurar sem ter ideia para onde iriam, sem ter ideia dos desafios que enfrentariam.

Vamos ver isso de uma perspectiva mais contemporânea: João trabalha para uma empresa multinacional. Um dia, de repente, seu supervisor diz “João, nós vamos te mandar para um novo lugar”. Ele diz “Onde”? O supervisor responde “Bem, eu não posso dizer. Mas eu quero que você venda a sua casa e leve a sua esposa e sua família para o sudoeste. Deixe o seu celular ligado, porque quando você chegar no lugar, nós te diremos”. Estou certo de que todos nós ficaríamos preocupados com esse chamado, ainda assim, ele confiou em seu supervisor e foi para casa dizer à sua esposa. Imagine a cena: “Querida, fomos transferidos”. Ela pergunta “Aonde estamos indo”? João hesita e diz “Bem, eu não sei. Eles disseram para ir para o sudoeste e me avisarão quando chegarmos lá”. Eu não sei você, mas acho que isso seria muito inconvincente!

O que precisamos assimilar dessa história é que Abraão confiou em Deus e estava disposto a obedecer. Ele provou a sua fé através da obediência. Ele estava disposto a ir. Agora, isso pode não parecer significante para você, mas é de extrema importância para Deus. Pois é através da nossa disposição para confiar e obedecer que Deus pode fazer grandes coisas através e nas nossas vidas. Você estará disposto a ir aonde Deus te mandar? Se sim, você será um pioneiro de verdade na jornada da fé. Que aventura será!

Imprimir