Evangelho do dia

Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.  Mateus 5:38,39

OFEREÇA A OUTRA FACE

Parece impossível. O conceito de “oferecer a outra face” vai de encontro com tudo o que somos ensinados ao crescer: nos defender, manter a posição ou, para os meninos, “lutar feito homem!” Desistir é visto como fraco e covarde. Então, do que Jesus estava falando?

Jesus não estava falando sobre correr com medo ou por covardia, mas de algo muito mais difícil. Requer muita coragem manter sua posição, mas não retaliar. Em outras palavras, mesmo quando for atacado injustamente, você não reage. Você mantém a sua posição e aguenta o que vier, oferecendo a outra face. Agora, isto precisa de muita coragem. E na realidade, poucos conseguem fazer isso, simplesmente não é natural. Na verdade, é um chamado sobrenatural para os discípulos de Jesus. Então, seguidores de Jesus, prestem atenção, porque este chamado é para você!

E quanto aos valentões e pessoas verdadeiramente más? Deus ordenou que as autoridades terrestres defendessem os fracos, preservasse a justiça e punisse o mal. Quem são essas autoridades? Pais, professores, técnicos, supervisores e a maior parte do governo. É por isso que é importante ler as Escrituras à luz das Escrituras. Em outras palavras, saiba o contexto. Lembre-se, Jesus estava ensinando sobre o chamado do indivíduo cristão. Ele não estava falando sobre um órgão social como o estado ou o governo, cujo o trabalho é proteger os cidadãos, preservar a justiça e punir o mal. Jesus estava falando para os seus seguidores, os Seus discípulos.

Jesus nos chama para uma vida que é radicalmente contra cultural, sobrenatural até. E quando cristãos mantêm a sua posição e com coragem oferecem a outra face diante do mal, isto tem um impacto profundo no mundo a nossa volta. Então, você está pronto para viver radicalmente contra a cultura por Jesus?

 

Imprimir