Devocional Diário

Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor.Disseram a Moisés: “Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!”

Êxodo 14:10 – 11a, 12b

O QUE VOCÊ DEVE SABER AO ENTRAR NO DESCONHECIDO

É fácil saber o que fazer quando algo já aconteceu. É sempre mais fácil olhar para trás e ver uma situação com clareza – especialmente quando sabemos o resultado. Como, por exemplo, quando a sua empresa diminuiu e seu trabalho desapareceu de repente. Nos meses seguintes, você foi consumido pelo medo e pela incerteza. Somente agora, olhando para trás, você pode ver como a experiência o aproximou de seu cônjuge e de Deus, pois você não teve escolha senão confiar nele para prover. E Ele o fez – essa perda inesperada de emprego deu-lhe o empurrão que você precisava para realizar essa mudança profissional indo para um novo ramo. Mas no momento, só havia medo, pânico, incerteza … o futuro era tudo, a não ser claro.

Conforme Moisés levou os filhos de Israel do cativeiro no Egito, eles enfrentaram uma situação semelhante. Eles confiariam em Deus para levá-los ao desconhecido ou permaneceriam presos no cativeiro egípcio? Conhecendo a história completa de como Deus milagrosamente proveu e, finalmente, os levou para a terra prometida, é difícil imaginar alguém desejoso de permanecer na escravidão. Afinal, eles foram abusados, maltratados e passaram anos clamando a Deus por ajuda. Mas naquele momento, tudo o que podiam ver era um poderoso exército atrás deles e o Mar Vermelho diante deles. Em seu medo, a dor e o sofrimento conhecidos nas mãos dos egípcios eram mais atraentes do que o desconhecido para o qual Deus os estava chamando a entrar.

Felizmente, Moisés escolheu confiar em Deus para preparar um caminho. E o mesmo Deus que demonstrou Seu poder diante do Faraó enviando dez pragas, fez dividir o mar para que os filhos de Israel pudessem entrar em liberdade. Sabendo como a história termina, é difícil imaginar Moisés sucumbindo aos medos das pessoas, mas coloque-se no lugar de Moisés. Que coragem ele teve que ter para avançar por fé!

Todos nós passamos momentos na vida em que fomos confrontados por uma escolha: entrar no desconhecido ou deixar o medo mantê-lo preso. Onde Deus está pedindo que você o siga para o desconhecido? Para o seguidor de Jesus, seguir o chamado de Deus para o desconhecido significa confiar em Deus para preencher a lacuna onde sua força, habilidades e sabedoria terminam. Deixe Deus fazer – porque se Deus está pedindo para você se mover, Ele irá preparar um caminho. Você pode ter certeza disso!

Imprimir