Devocional Diário

“Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.” Mateus 3: 11-12

O QUE HÁ DE TÃO IMPORTANTE SOBRE O BATISMO?

Batismo, por que ele é tão importante? A resposta curta é porque o próprio Jesus foi batizado e Ele ordenou que Seus seguidores fizessem o mesmo como um testemunho público de sua fé. Mas vejamos de uma forma mais profunda: em primeiro lugar, por que Jesus foi batizado?

  1. O batismo foi a inauguração do ministério de Jesus.

Quando Jesus apareceu e pediu a João Batista que fosse batizado, João hesitou. Como ele, sendo um pecador, poderia batizar o Santo – o Messias – o qual vei tirar os pecados do mundo? Mas Jesus insistiu. Esta foi a maneira pela qual Deus inauguraria o ministério de Jesus: através do batismo (Mateus 3: 13-15)

  1. Cumprimento da profecia.

João Batista havia pregado o batismo como um testemunho de arrependimento do pecado e da vinda do Messias (Mateus 3: 11-12). Mass isso não era tudo, o ministério de João no deserto e a chegada do Messias já haviam sido profetizadas no Antigo Testamento (Isaías 40: 3-5).

  1. Prefecia que Jesus veio cumprir.

Ser submergido na água representa a morte de Jesus e seu sepultamento, enquanto o ressurgimento sobre as águas significa Sua vitória sobre a morte. O batismo de Jesus era uma demonstração profética do que iria acontecer no futuro, ele simboliza o Evangelho.

  1. Testemunho da Fé Cristã

Quando fomos batizados estávamos dizendo adeus à nossas vidas antes de Cristo. A água que nos limpou por fora representa como Cristo limpou nossos corações do pecado, através de sua morte na cruz e sua ressurreição .

  1. Símbolo de que fomos reconciliados com Deus.

Jesus disse que o batismo era um exemplo para “cumprir a justiça”. Ele ordena que façamos isso como um símbolo de como Ele nos torna justo diante de Deus, através da fé Nele. Isso não pode acontecer antes de nos tornarmos Cristãos, e esta é a razão pela qual somos batizados DEPOIS de haver decidido confiar Nele e seguí-Lo. É uma declaração de nossa fé em Cristo.

Há muitas razões pelas quais Jesus escolheu ser batizado, no entanto, a mais significativa delas é porque Ele nos ama. Jesus escolheu ser batizado para que se identificasse com os pecadores, como eu e você. Você consegue imaginar um amor tão grande, capaz de fazer com que o Filho imaculado de Deus, se humilhasse até a morte na cruz, por minha e por sua causa? Se o Filho de Deus, que não tinha pecado, humilhou-se para se identificar com os pecadores, então por que você não pode se humilhar para identificar-se com Jesus através do símbolo do batismo?

Imprimir