Devocional Diário

"Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem.” -       1 Reis 2:2

O Conselho de Davi no Leito de Morte para Seu Filho, Parte I

O rei Davi tinha passado o trono a seu filho Salomão. Em seu leito de morte, Davi chamou seu filho diante dele para dar-lhe seu cargo.

Em primeiro lugar, entenda a pressão que Salomão estava passando. Desde que ele era um garotinho, ele tinha ouvido as histórias sobre seu pai, como ele era uma lenda antes mesmo de se tornar o rei de Israel, e como quando adolescente tinha matado o gigante Golias e levou os israelitas a uma grande vitória sobre os filisteus. Salomão tinha ouvido como seu pai enfrentou corajosamente o sofrimento sob o rei Saul e sobreviveu as contínuas ameaças de Saul. Ele sabia dos triunfos militares de seu pai e de sua captura de Jerusalém. Salomão sabia que seu pai tinha uma personalidade maior que a vida. E agora o rei Davi estava chamando por ele quando prestes a morrer. Você pode imaginar a sensação de ansiedade e medo que o jovem Salomão sentiu. Como ele poderia atender às expectativas de seu pai? Seria possível cumprir essa responsabilidade?

Mas Davi entendeu seu filho. Ele sabia que coragem não é a ausência de medo, mas a vontade de fazer o certo diante do medo. E a primeira coisa que ele disse a Solomão foi: “Por isso, seja forte e seja homem” (1 Reis 2:2 NVI). Que palavras tremendas para compartilhar nesta ocasião – palavras que qualquer pai pode compartilhar com seu filho quando ele está embarcando no seu chamado da vida.

Imprimir