Devocional Diário

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” – Josué 1:9

NUNCA SOZINHO

Imagine: o maior líder que você já conheceu acaba de morrer. Este foi o líder responsável pela libertação de sua nação – um momento para os livros de história. Ele também foi seu mentor espiritual e profissional, um homem de influência e grande respeito. Agora que ele se foi, todo mundo está olhando para você. Você consegue sentir o peso dessa nova responsabilidade, a intensa pressão que pesa sobre seus ombros?

Depois que Moisés morreu, todos os olhos se voltaram para Josué. Mesmo que Josué tenha sido preparado para esse exato momento – essa é uma promoção intimidadora. Este é o momento em que Deus falou diretamente sobre as raízes das inseguranças de Josué: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”

Não é surpreendente que, quando Deus empurra Josué para fora de sua zona de conforto, Ele não o envia sozinho. Deus sabe que Josué está se sentindo sobrecarregado, duvidando de si mesmo e provavelmente inseguro de que ele é o cara certo para o trabalho. Então, Deus o lembra de uma promessa: não importa para onde ele vá, Deus está bem ali. Não importa o que aconteça, Deus está bem ali.

Todos experimentamos medo, insegurança e dúvida. Pense no primeiro dia de um novo emprego. E antes do lançamento de uma nova campanha de produtos? Algumas vezes analisamos demasiadamente, desconfiamos e excluímos um relacionamento uma vez ou outra, por causa de nossas próprias dúvidas.

Como isso se apresenta na sua vida? Sempre que essas emoções tentarem fazer você desconfiar para onde Deus está te levando – silencie-as com a mesma promessa que Deus deu a Josué. Você não está sozinho. Deus nunca vai deixar você. Ele nunca desistirá de você. Você pode confiar nele ao seguir para onde Ele o está levando.

A mesma promessa que Deus ofereceu a Josué é oferecida a todo seguidor de Jesus. Se você nunca experimentou a paz e a confiança resultantes de saber que não está sozinho, pode fazê-lo hoje. Essa promessa está disponível para todos – você só precisa pedir.

 

Adaptado de um sermão de George Wright, Pastor Sênior, Igreja Batista Shandon, Carolina do Sul

Imprimir