Devocional Diário

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que ama a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.  Romanos 8:28

ME MOSTRE SUA SOBREANIA

Deus, mostre-me sua soberania! Espere. O que soberania significa? Bem, a melhor maneira de descrever é com a seguinte frase: Deus está no controle. Pronto. Sabendo disso, queremos provar que Ele está no controle, certo? Que não há nada que aconteça fora da Sua vontade e propósito divino? Perguntar a Deus “Você pode me mostrar que você é soberano”?

Muitos de nós aceitamos a ideia do “Felizes para Sempre” que a Disney tem nos dito por anos, que todos os nossos sonhos podem se realizar e que podemos ter o final de conto de fadas, se nós fizermos a coisa certa e desejarmos para uma estrela! Parece bom, não é?

Então a vida acontece! As coisas não acontecem como planejamos. A tragédia vem, alguém sai das nossas vidas e nos deixa sozinhos e abandonados; nos dizem que temos câncer ou perdemos um parente. Deus, onde está você nisso tudo? O Senhor é soberano? O Senhor está mesmo no controle?

Em Romanos 8:28, começa uma das passagens mais sérias e esperançosas em toda a Escritura. É séria porque o apóstolo Paulo está nos dizendo que há muitas coisas que acontecerão na nossa vida que não parecerão boas. É esperançosa porque Paulo está nos dizendo que quando essas coisas acontecem, se você ama a Deus e são chamados segundo o propósito dele, Deus irá cooperar para o seu bem. Aí é que começa a ficar menos compreensível. Eu, de vez em quando, ouço pessoas dizerem “Bem, você sabe que as coisas cooperam para o bem”! Bem, sim, mas isso é só parcialmente verdade. Essa é uma promessa para pessoas específicas. Quem? “Aqueles que amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito”!

O que cooperará para o bem deles? Todas as coisas. Mas, espere! Câncer, morte, terrorismo, impostos, Trump contra Hillary? Todas as coisas. Toda a coisa significa todas as coisas. É aí que temos o problema! Todas as coisas não parecem ser boas para a minha vida. Todas as coisas não parecem ser o que eu quero para a minha vida. Todas as coisas não parecem estar de acordo com os meus planos. Como pode tudo isso ser para o meu bem?

Isso só pode ser verdade se Deus é soberano. Só pode ser verdade se Deus está no controle. Mesmo quando não conseguimos entender; mesmo quando não podemos explicar; mesmo quando não podemos ver; Deus está no controle. Pode contar com isso.

 

Tirado do sermão de George Wright, Pastor, Igreja Cedarcrest

Imprimir