Devocional Diário

“Moisés disse ao Senhor: “Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida (ou,o Deus dos espíritos de toda humanidade), designe um homem como líder desta comunidade para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor.”’
Números 27:15-17

 

LIDERANDO UMA TRANSIÇÃO DE LIDERANÇA

Mudança e transição nunca são fáceis. Há simplesmente algo sobre a incerteza de deixar o familiar pelo desconhecido que pode fazer com que o medo crie raízes. E nada torna isso ainda mais evidente do que quando se trata de sucessão de liderança. É preciso planejamento, discernimento, humildade e tremenda confiança de que o que Deus permitiu que alguém começasse – Ele continuará dirigindo através da liderança de outra pessoa.

Após 40 anos liderando os filhos de Israel, chegou a hora de Moisés se afastar. Ele começou liderando o povo para fora do Egito, passou pela divisão do Mar Vermelho, recebeu os 10 mandamentos, em tudo isso Moisés havia testemunhado Deus movendo-o de maneira milagrosa como líder. E ainda assim ele sabia que não seria ele quem levaria as pessoas para a terra prometida. Em vez de afundar-se em auto-piedade ou tentar teimosamente se apegar ao poder, Moisés escolheu confiar na soberania de Deus. Então, como Moisés abordou essa fase de sucessão de liderança?

  1. ORAÇÃO. Desejando em seu coração o bem-estar do povo, Moisés começou a orar pelo próximo líder – um líder forte com um coração pelo povo.
  2. CONFIANÇA. Moisés se refere a Deus como “o Deus dos espíritos de toda humanidade” (v. 15). Em outras palavras, ele está confiando que Deus é soberano, governando toda a criação. Deus já tinha um plano em mente.
  3. CONECTADO. Moisés foi capaz de obedecer à liderança de Deus durante essa transição porque ele andava com Deus dia a dia. Foi sua comunicação constante com Deus que lhe permitiu navegar por essa sucessão de liderança.

Deus respondeu à oração de Moisés e nomeou Josué como o próximo líder. Josué, que havia demonstrado grande fé no passado, quando as pessoas se encheram de medo, ele assumiria essa posição de liderança e retomaria de onde Moisés parou.

Você é um líder que está enfrentando uma fase de transição? Talvez você seja o líder em busca desse sucessor. Como pastor em 2019, eu sou. Eu certamente posso me identificar com Moisés. Ou talvez você seja como o povo de Israel aguardando um novo líder e você está ansioso sobre a mudança que virá. Você pode até estar no lugar de Josué, assumindo um novo papel. Onde quer que você esteja, siga o exemplo de Moisés. Caminhe com Deus diariamente, ore durante toda esta fase de transição de liderança, e confie que o que Deus começou, Ele levará até o fim.

Imprimir