Devocional Diário

Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto. - Provérbios 10:9

Integridade Corporativa

Enron já foi o queridinho de Wall Street. No início de 2000, era a sétima maior empresa da Fortune 500 e a sexta maior empresa de energia do mundo. E então, em apenas pouco mais de 18 meses, a Enron tinha desaparecido. Foi uma dos maiores e mais rápidas quedas na história corporativa.

Qual era o problema da Enron? A empresa, com o apoio de seus contadores na Arthur Andersen (outra gigante corporativo, que também entrou em colapso no fracasso), iriam relatar os lucros da compra de uma empresa, porém eles não seriam lucros reais; eles seriam lucros especulativos ou antecipados. Eventualmente, as pessoas começaram a fazer algumas perguntas difíceis, e Enron foi exposta por registros “especulativos”. A verdade foi exposta, e todo o castelo de cartas desmoronou-se. E ao longo do caminho, centenas de milhares de pessoas inocentes foram trazidos para baixo com ele. Ganância e engano da liderança trouxe esta auto-destruição.

O colapso da Enron é um lembrete de quão importante é o caráter especialmente na parte superior. O mundo está ansioso por líderes de integridade, homens e mulheres de Deus que são de confiança e que irão cumprir a sua palavra. O que acontece quando a liderança não tem esse caráter básico? Provérbios 10:9 responde claramente: “O homem de integridade anda seguro, mas quem toma caminhos tortos será descoberto” (NVI). As centenas de milhares de funcionários e acionistas da Enron e Arthur Andersen com certeza “descobriram” quais “caminhos tortos” seus líderes havia tomado.

 

Imprimir