Evangelho do dia

‘Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações...ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”’
Mateus 28:19a & 20

HORA DA HISTÓRIA

Jesus contou muitas histórias. A Palavra de Deus usa o termo “parábolas”, que são simplesmente histórias que transmitem uma lição profunda ou sabedoria. Estas histórias eram simples o bastante para que uma criança pudesse entender, e ainda assim, tão cheia de significado e profundidade que atraía até mesmo a atenção de líderes altamente educados daquela época. Ensinar usando histórias era muito comum no primeiro século, pois apenas os instruídos e a elite eram alfabetizados.

Mas o que tornou estas histórias tão poderosas? Jesus falava a linguagem do povo. Ele não usou palavras ou conceitos que somente a elite religiosa entendia. Não, ele falou de formas que não apenas conectou com a cultura daqueles dias, como também fez virar de cabeça para baixo a visão que eles tinham de mundo. Jesus falou do amor implacável de Deus através da história de um pastor que deixou seu rebanho para buscar uma única ovelha que se havia perdido (Lucas 15). Ele falou da grandeza do perdão de Deus e da redenção através da figura amorosa de um pai para com seu filho rebelde, o qual estava voltando para casa após ter desperdiçado toda sua herança (Lucas 15:11-32). Jesus até ensinou sobre a importância de se viver com uma perspectiva eterna, ao invés de focar completamente nos prazeres passageiros de hoje, ao contar a história de um homem rico que guardou sua “riqueza” em celeiros gigantescos, para simplesmente deixar tudo para trás no final de sua vida (Lucas 12:15-21).

Como seguidores de Jesus nós também somos chamados para compartilhar a Sua verdade usando uma linguagem e um formato que seja compreensível. Uma maneira de fazer isso é através de histórias. Qual história de Jesus você está contando? Você pode começar com a história de como Jesus transformou a sua vida.

Imprimir