“Moisés disse ao Senhor: “Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida (ou,o Deus dos espíritos de toda humanidade), designe um homem como líder desta comunidade para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor.”’ Números 27:15-17
Mudança e transição nunca são fáceis. Há simplesmente algo sobre a incerteza de deixar o familiar pelo desconhecido que pode fazer com que o medo crie raízes. E nada torna isso ainda mais evidente do que quando se trata de sucessão de liderança. É preciso planejamento, discernimento, humildade e tremenda confiança de que o que Deus permitiu que alguém começasse – Ele continuará dirigindo através da liderança de outra pessoa.
Após 40 anos liderando os filhos de Israel, chegou a hora de Moisés se afastar. Ele começou liderando o povo para fora do Egito, passou pela divisão do Mar Vermelho, recebeu os 10 mandamentos, em tudo isso Moisés havia testemunhado Deus movendo-o de maneira milagrosa como líder. E ainda assim ele sabia que não seria ele quem levaria as pessoas para a terra prometida. Em vez de afundar-se em auto-piedade ou tentar teimosamente se apegar ao poder, Moisés escolheu confiar na soberania de Deus. Então, como Moisés abordou essa fase de sucessão de liderança?
- ORAÇÃO. Desejando em seu coração o bem-estar do povo, Moisés começou a orar pelo próximo líder – um líder forte com um coração pelo povo.
- CONFIANÇA. Moisés se refere a Deus como “o Deus dos espíritos de toda humanidade” (v. 15). Em outras palavras, ele está confiando que Deus é soberano, governando toda a criação. Deus já tinha um plano em mente.
- CONECTADO. Moisés foi capaz de obedecer à liderança de Deus durante essa transição porque ele andava com Deus dia a dia. Foi sua comunicação constante com Deus que lhe permitiu navegar por essa sucessão de liderança.
Deus respondeu à oração de Moisés e nomeou Josué como o próximo líder. Josué, que havia demonstrado grande fé no passado, quando as pessoas se encheram de medo, ele assumiria essa posição de liderança e retomaria de onde Moisés parou.
Você é um líder que está enfrentando uma fase de transição? Talvez você seja o líder em busca desse sucessor. Como pastor em 2019, eu sou. Eu certamente posso me identificar com Moisés. Ou talvez você seja como o povo de Israel aguardando um novo líder e você está ansioso sobre a mudança que virá. Você pode até estar no lugar de Josué, assumindo um novo papel. Onde quer que você esteja, siga o exemplo de Moisés. Caminhe com Deus diariamente, ore durante toda esta fase de transição de liderança, e confie que o que Deus começou, Ele levará até o fim.